O PS de Ovar anunciou esta segunda-feira que o seu candidato à Câmara é o independente Alcides Alves, professor do 1.º ciclo que também já foi deputado na Assembleia Municipal e presidiu à Junta de Freguesia de Esmoriz.

Alcides Alves é uma pessoa que a população do concelho de Ovar conhece bem. Foi autarca durante 20 anos: em Esmoriz, onde mereceu a confiança dos seus conterrâneos em quatro eleições consecutivas, tendo sempre sido reconhecido como uma pessoa dedicada à sua terra e intransigente na defesa da população; e na Assembleia Municipal, como independente que somente desejava dar o melhor de si pelo concelho”, justificou à Lusa o presidente dessa estrutura concelhia socialista do distrito de Aveiro, Luís Vieira Pinto.

Para o líder do PS de Ovar, o seu cabeça-de-lista às eleições autárquicas previstas para setembro ou outubro “é um homem de causas” e está apto a “voltar a colocar Ovar no caminho do desenvolvimento, dinamizando o tecido económico local, fazendo do município um local atrativo para novos investimentos geradores de riqueza e criadores de emprego, valorizando os recursos únicos da terra e criando melhores condições de vida para todos”.

Natural do concelho de Valpaços, no distrito de Vila Real, onde nasceu em 1955, Alcides Alves reside no município de Ovar desde 1980 e leciona atualmente na Escola da Praia de Esmoriz, do Agrupamento de Escolas Ovar Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre 1993 e 1997 foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Esmoriz, onde no mandato seguinte chegou à presidência, que assumiu até 2009, após o que foi eleito para a Assembleia Municipal de Ovar, também como independente proposto pelo PS.

Entretanto, foi ainda “dirigente associativo em diversas coletividades do concelho”, como o Sporting Clube de Esmoriz, o Grupo de Teatro Renascer e o Grupo Etnográfico e Folclórico de Esmoriz.

A fundamentação da minha candidatura à Câmara Municipal de Ovar pelo PS foi contribuir para mitigar as reais dificuldades económicas de muitas famílias e empresas do concelho, nomeadamente as do nosso comércio local e as das micro, pequenas e médias empresas, que se encontram numa situação económica insustentável”, declarou Alcides Alves.

O cabeça-de-lista do PS quer “o desenvolvimento sustentado do concelho de Ovar numa perspetiva de coesão territorial e de pleno emprego” e, face “à crise económica sem precedentes” que afeta a população vareira, estabelece como prioridade “alocar todos os recursos possíveis à revitalização do comércio e da indústria, complementando e reforçando as medidas de apoio às famílias, principalmente as mais carenciadas, de forma a manter todos os postos de trabalho”.

Alcides Alves insiste: “A situação económica, aflitiva e quase catastrófica de muitas famílias e a ruína eminente do comércio local e de muitas empresas, do município de Ovar, constituíram a motivação principal deste meu desafio”.

Além do cabeça-de-lista do PS, em Ovar também Mário Rui Natária já formalizou a sua candidatura à Câmara Municipal em nome do CDS-PP.

A Câmara de Ovar é liderada pelo social-democrata Salvador Malheiro, com maioria absoluta, desde 2013. O executivo municipal conta com sete eleitos do PSD e dois do PS.