O Presidente sírio, Bashar al-Assad, e a mulher, Asma, estão infetados com o novo Coronavírus, mas têm apenas sintomas ligeiros e o seu estado é “estável”, anunciou a Presidência em comunicado. Segundo o comunicado, Assad, 55 anos, e a mulher, fizeram o teste após registarem sintomas ligeiros semelhantes aos da Covid-19.

Assad e Asma “prosseguirão o seu trabalho durante o período de isolamento no domicílio, que vai durar duas ou três semanas”, acrescentou o comunicado.mA Síria, que na próxima semana assinala 10 anos de guerra, registou quase 16.000 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 nas partes do país controladas pelo Governo, assim como 1.063 mortes associadas à Covid-19, mas presume-se que os números serão muito superiores devido ao número limitado de testes realizados.

A campanha de vacinação começou no país na semana passada, mas não foram divulgados dados do processo. O ministro da Saúde disse que o Governo adquiriu vacinas junto de um país amigo, que não nomeou.

O anúncio surge depois de notícias nos ‘media’ israelitas e internacionais divulgarem que Israel pagou à Rússia 1,2 milhões de dólares (um milhão de euros) para fornecer vacinas contra a Covid-19 à Síria, em troca da libertação de uma mulher israelita detida em Damasco. Damasco negou o negócio e a Rússia não comentou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.588.597 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR