A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, lembrou a primeira mulher presidente do Parlamento Europeu, Simone Veil, numa cerimónia virtual para comemoração do Dia Internacional da Mulher, vincando que também pode haver “mulheres na liderança política“.

As mulheres são cientistas, médicas e militares que defendem as nossas nações. São empreendedoras que criam postos de trabalho e educadoras que ensinam as gerações vindouras. […] E as mulheres também são líderes na política”, vincou Kamala Harris, numa declaração transmitida em vídeo na comemoração realizada no âmbito da sessão plenária que arranca, em Bruxelas.

Dirigindo-se à assembleia europeia, precisou: “Desde a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Europeu, Simone Veil, a todas as mulheres que se sentam convosco”. Apesar de vincar que, “enquanto metade da população mundial, as mulheres dão um grande contributo ao crescimento económico e à sociedade”, Kamala Harris lamentou que estas não têm sido “tratadas como deviam”.

A pandemia de Covid-19 ameaçou a segurança sanitária, económica e física das mulheres em todo o mundo. […] As medidas de confinamento levaram a que as mulheres tivessem um enorme fardo em casa e o isolamento também aumentou o risco de violência de género e interferiu com a proteção de vítimas de violência doméstica”, disse a responsável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E questionou: “Como é que construímos um mundo que funcione para as mulheres?“. Respondendo à sua questão, aquela que é a primeira mulher negra a ser eleita vice-Presidente dos Estados Unidos afirmou ser “preciso garantir a segurança das mulheres em suas casa e nas suas comunidades”. Além disso, “temos de tratar as mulheres com dignidade no trabalho […] e temos de lhes dar voz na tomada de decisões e para isso é necessário haver democracias livres e justas”, adiantou Kamala Harris.

A responsável norte-americana disse ainda à assembleia europeia estar, juntamente com o Presidente Joe Biden, “ansiosa para trabalhar com os membros do Parlamento para fortalecer a aliança transatlântica”.

No âmbito sessão plenária do Parlamento Europeu, que arranca e decorre até quinta-feira, realizou-se então esta cerimónia em honra das mulheres, nomeadamente as que trabalham na linha da frente e de todas as pessoas mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

Também intervindo na ocasião com uma mensagem de vídeo, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, destacou que 55% do seu governo é composto por mulheres e tem, desde logo, “a primeira vez uma mulher indígena como ministra dos Negócios Estrangeiros”.

Ainda assim, “temos muito trabalho ainda a fazer“, apontou Jacinda Ardern, salientando que, “não importa quantas mulheres existem na liderança política enquanto estas ainda estiverem sub-representadas nas forças de trabalho e enquanto dominarem as estatísticas de violência doméstica”.