Marcelo Rebelo de Sousa é conhecido como um Presidente avesso às redes sociais, com telemóvel modesto e tinha, até agora, um anacrónico site da Presidência. Novo mandato, vida nova: vem aí um Marcelo 2.0. No primeiro dia do segundo mandato, a página do Presidente aparece renovada, com linhas modernas e terá uma aplicação (com versão para Iphone e Android), que permite aos utilizadores receber notificações dos atos do Presidente (os chamados “push”), que podem ir desde audiências em Belém a vetos. Além disso, sabe o Observador, a Presidência ativou uma conta oficial no Twitter que já existia desde 2008, mas que só voltou a ficar verificada como conta oficial esta segunda-feira, no último dia do primeiro mandato. Está pronta a utilizar, como veículo oficial, caso Marcelo assim pretenda.

A conta existe desde novembro 2008 e o Presidente Cavaco Silva estreou-se mesmo no Twitter em janeiro de 2009. A 9 de março de 2016, quando Marcelo tomou posse, a conta foi limpa. Um ano depois foi cancelada por inatividade, tendo a Presidência reativado a mesma para não perder o user @presidencia. Perdeu, no entanto, a verificação que a atesta como conta oficial, que agora recuperou.

Voltando ao novo site, tem havido algumas renovações. A plataforma tecnológica que servia o site da Presidência foi renovada a 9 de março no primeiro dia Cavaco Silva, tendo sido depois atualizada em 2011 e novamente em 2016, com a chegada de Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar disso, conta fonte da Presidência ao Observador, era “uma tecnologia muito antiga“. Em 2018, começou a ser preparada uma nova versão do site, que ficou pronta em 2020.

Como foi ano de pandemia, o Presidente optou por deixar para o primeiro dia do novo mandato presidencial, para marcar uma viragem ou, em caso de perder, deixava um novo site pronto para o sucessor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O site passou agora a ser agora, como explica fonte da Presidência,mais “responsive”, passando a funcionar em vários tipos de dispositivos, sendo também mais “user friendly“. Ou seja: dá uma melhor navegação para o utilizador e também é esteticamente mais eficaz.

4 fotos

Paralelamente foi criada uma nova app, para Iphone e Android, com “uma otimização mais fluída” e com possibilidade de “notificações”. Os vídeos da Presidência da República estão agora também todos alojados no canal de Youtube da Presidência, num processo de migração de vídeos que começou há um ano. “Tem a vantagem de o Youtube ser uma plataforma intuitiva para os utilizadores.

Embora não utilize as redes sociais, Marcelo não ignora por completo o fenómeno. Em outubro de 2019 chegou, inclusive, a receber num encontro 40 influencers em Belém que, segundo contou o Observador na altura incluiu nomes como as Youtubers Sea3po e Mafalda Sampaio (Maria Vaidosa), ou a apresentadora Raquel Strada. Quanto ao Twitter, que poderá vir a ser utilizado, será sempre o Twitter da Presidência e não um Twitter de Marcelo Rebelo de Sousa, ao estilo de Presidentes de outros países (ou mesmo do primeiro-ministro António Costa, que utiliza a conta como meio de divulgação das suas políticas ou mesmo para intervenções políticas).