Num novo trecho da entrevista dos Sussex a Oprah Winfrey, revelado esta terça-feira, Meghan afirmou que o casal está, atualmente, a tentar partilhar “partes da vida” com as quais se sentem “confortáveis”. Em simultâneo, defendeu o “direito básico à privacidade”.

As declarações inéditas surgem na sequência de um coro de críticas em torno da forma como expuseram episódios íntimos da família real britânica, na entrevista emitida pela CBS na noite do passado domingo e entretanto vista por milhões em todo o mundo, enquanto eles mesmos têm condenado situações de violação de privacidade, como a que levou Markle a processar o Mail On Sunday, em outubro de 2019.

Meghan viu a sua saúde mental em risco, enquanto a família questionava “quão escuro seria Archie”. As 12 revelações na entrevista a Oprah

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao mesmo tempo, os Sussex têm sido apontados por partilharem fotografias de momentos familiares — como a imagem inédita de Meghan, Harry e Archie partilhada por Misan Harriman (a fotógrafa responsável pela sessão com que anunciaram a nova gravidez, 1 14 de fevereiro) na última segunda-feira. Uma atitude classificada como “hipócrita”, segundo escreve o Daily Mail.

“Acho que toda a gente tem um direito básico à privacidade, é elementar. Não estamos a falar de nada que não seja expectável”, respondeu Meghan, questionada por Oprah sobre se a perda de privacidade fez “parte do acordo” ao entrar para a família real. “Acho que faz parte da vida sermos capazes de partilhar momentos com os quais nos sentimos confortáveis”, adicionou.

“Se no local de trabalho, tiveres uma fotografia dos teus filhos em cima da secretária e os teus colegas disserem: ‘Ó meu Deus, os teus miúdos são tão queridos. Podes mostrar todas as fotografias deles que tens no teu telemóvel?’ Aí tu dizes: ‘Não, esta é a fotografia que me sinto confortável em partilhar contigo'”, exemplificou Markle durante a conversa.

“Mas depois eles insistem e dizem: ‘Não, mas já me mostraste esta por isso tens de me mostrar tudo e agora vou contratar alguém para ficar à frente da tua casa ou para se esconder nos arbustos e tirar umas fotografias do teu jardim, porque perdeste o direito à privacidade ao teres partilhado aquela imagem comigo’. É com este tipo de argumento forjado que eles estão a confundir as pessoas”, continuou.

“Horror”, “consternação” e reuniões de emergência. Rainha pede mais tempo para responder a entrevista

A duquesa de Sussex completou o raciocínio dizendo que o casal não pede privacidade total, apenas “limites e respeito”. “Não há ninguém no Instagram que ache que, só porque alguém partilha uma fotografia, passa a ter de mostrar todo o rolo da câmara […] É uma questão de limites e respeito. Eles criaram uma falsa narrativa, eu nunca falei de privacidade, acho simplesmente que é um conceito básico”, rematou.

Passaram-se quase 48 horas desde a transmissão da polémica entrevista (menos de 24 horas desde que passou na televisão britânica) e o Palácio de Buckingham reagiu, considerando “preocupantes” as acusações racistas feitas por Meghan Markle. A questão será tratada internamente pela família.