O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconduziu, na terça-feira, os representantes da República nas regiões autónomas da Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Barreto, e dos Açores, o embaixador Pedro Catarino.

“Nos termos constitucionais, o Presidente da República nomeou hoje o embaixador Pedro Catarino como representante da República na Região Autónoma dos Açores e o conselheiro Ireneu Barreto como Representante da República na Região Autónoma da Madeira”, dá conta uma note divulgada na página da Presidência da República na internet.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha agendada na semana passada uma deslocação às duas regiões autónomas, para se reunir com os representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais, mas que foi adiada devido às condições de vento na Madeira.

A Constituição estabelece que o Presidente da República nomeia para cada uma das regiões autónomas um representante da República, cujo mandato que tem a mesma duração do mandato presidencial – que tinha terminado, portanto, na terça-feira, 9 de março.

Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro com 60,67% dos votos expressos, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse para um segundo mandato de cinco anos na terça-feira de manhã, na Assembleia da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR