Na gama dos SUV eléctricos da Audi, o novo Q4 e-tron pode ser o irmão mais pequeno dos e-tron e e-tron Sportback que já estão no mercado, mas promete usufruir de uma série de vantagens, em termos de eficiência e tecnologia. A marca alemã agendou para o próximo mês de Abril a sua apresentação pública mas, mantendo as formas exteriores a coberto de uma camuflagem ligeira, decidiu revelar já tudo o que há para saber em relação ao habitáculo.

7 fotos

Com 4,590 metros de comprimento, 1,865 m de largura e 1,613 m de altura, o novo Q4 e-tron é consideravelmente mais pequeno do que os 4,901 m do e-tron topo de gama, mas a diferença em espaço interior, pelo menos em comprimento, não será tão evidente quanto seria de esperar. Como eléctrico concebido de raiz que é, a partir de uma plataforma específica para veículos a bateria (a MEB do Grupo VW, a mesma do VW ID.4), o Q4 exibe uma frente extremamente curta para privilegiar o habitáculo, a que associa uma distância entre eixos de 2,760 m, generosa face ao comprimento total.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para transportar bagagens, o Q4 e-tron disponibiliza 520 litros de mala, mas apenas atrás, uma vez que a frente curta não tinha espaço para acolher uma frunk. Contudo, o novo SUV eléctrico não só possui mais 24,8 litros em arrumações diversas dentro do habitáculo, como a mala cresce para 1490 litros com o rebatimento do assento posterior.

O interior revela um tablier de um novo tipo, mais envolvente, com um painel de instrumentos digital, secundado por um ecrã central que a Audi afirma ser o maior da gama. Veja o vídeo para se aperceber de todos os pormenores, com a qualidade de construção a continuar ao bom nível que nos tem habituado. Os bancos podem ser normais ou desportivos, com a pele a poder ser artificial ou Nappa e o tecido a ser na realidade produzido à custa de têxteis reciclados (45%) e garrafas de plástico.

À semelhança do ID.3, o Q4 e-tron usufrui de um completo sistema de head-up display, projectado no pára-brisas, exibindo as imagens para que estas pareçam estar à mesma distância do cruzamento ou do veículo a que se refere a informação. Também pode ver em cima como funciona o sistema.

10 fotos

O Audi Q4 e-tron irá oferecer versões com diferentes capacidades úteis de bateria, 58 kWh e 77 kWh, com versões de tracção traseira e apenas um motor, ou com dois motores e tracção integral. Na versão com maior autonomia, o Q4 e-tron deverá ser capaz de percorrer cerca de 500 km com um pack de 77 kWh úteis (82 kWh brutos), uma melhoria considerável face aos valores do e-tron topo de gama.