A maioria dos já famosos burgueses do teletrabalho que não foram afetados pelo coronavírus passaram os seus confinamentos das mais variadas formas: em chamadas e reuniões por Zoom — aperaltados da cintura para cima —, ocupados com séries e filmes nos tempos livres, a ouvirem música e a porem leituras em dia à espera que o pesadelo da Covid-19 acabe.

Paul McCartney, porém, não é um burguês do teletrabalho comum — e não é só pelo recheio da conta bancária. É também porque foi tornado Sir, porque é um ex-Beatle, porque contribuiu como pouca gente para a história do pop-rock e já agora porque aproveitou o isolamento para fazer canções novas.

Há três meses, em dezembro de 2020, Sir Paul McCartney revelava o resultado da produtividade do seu isolamento — um disco intitulado McCartney III, o seu 18º álbum a solo e de estúdio, sucessor de Egypt Station (de 2018) mas também dos primeiros dois tomos desta espécie de trilogia, que inclui McCartney (lançado em 1970) e McCartney II (editado em 1980).

Tal como neste seu álbum mais recente, também nesses dois discos homónimos e antigos Paul McCartney tocara todos os instrumentos do disco. Embora desta feita tenha chamado o seu guitarrista pessoal Rusty Anderson e o seu baterista Abe Laboriel Jr. para ajudarem numa única faixa, “Slidin'”, McCartney também tocou guitarra elétrica e bateria no disco — portanto, tocou em tudo o que se ouve em McCartney III.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O disco mais recente foi gravado pelo antigo Beatle no seu estúdio caseiro em Sussex, em Inglaterra, no início de 2020 — e McCartney garante que quando começou a empreitada estava simplesmente a divertir-se a fazer canções, a ocupar-se e a distrair-se da pandemia que paralisou grande parte do mundo com uns quantos microfones e com tudo aquilo que tocou no disco. A saber: guitarras acústicas e elétricas, baixos, contrabaixo, piano acústico, cravo, mellotron, órgãos, sintetizadores, pianos elétricos, baterias e percussões.

O disco foi considerado pela maioria dos críticos e publicações mediáticas que a ele se dedicaram como uma prova da capacidade imensa e eclética de McCartney enquanto instrumentista e como mais uma demonstração da inspiração e vitalidade que ainda denota para a composição de canções. Afinal, escreviam as publicações musicais por esse mundo fora, o homem que inventou “Hey Jude”, “Yesterday”, “Blackbird”, “Let It Be”, “Eleanor Rigby”, “Oh! Darling” e tantas outras canções maiores continuava fulgurante na invenção de acordes e melodias, inspirado na imaginação e execução musical.

Agora, as canções de McCartney III ouvir-se-ão através de outras vozes. Esta quinta-feira, Sir Paul e a sua editora Capitol Records anunciaram que a 16 de abril será editado um novo disco intitulado McCartney III Imagined. Trata-se de um álbum de versões e remisturas das canções que Paul McCartney editou em 2020.

O alinhamento já foi disponibilizado (pode consultá-lo no final deste artigo) e permite perceber algumas coisas. “Find My Way” será apresentada numa nova versão feita por Beck e “Pretty Boys” foi recriada pelos Kruangbin. “Women and Wives” foi sujeita a uma remistura de St. Vincent e Blood Orange (que é na verdade o nome pelo qual é conhecido Dev Hynes) fez o mesmo a “Deep Down”.

Phoebe Bridgers fez uma cover de “Seize the Day” e “Slidin’ foi remisturada por Ed O’Brien (músico dos Radiohead). Damon Albarn remisturou “Long Tailed Winter Bird” e Anderson .Paak fez o remix de “When Winter Comes”. E a versão física do disco — que, como habitual por estes tempos, chegará também às plataformas de streaming e escuta digital — inclui ainda uma remistura de “Long Tailed Winter Bird” pelo ator Idris Elba.

O resultado final só será conhecido em abril, mas já é possível escutar a versão do cantor, guitarrista e rapper Dominic Fike para o tema “The Kiss of Venus”, para abrir o apetite. E também dá para ir matando o tempo ouvindo as cantigas como foram gravadas originalmente por Sir Paul McCartney, por exemplo aqui.

Alinhamento do disco (a editar dia 16/4):

01 “Find My Way” (Feat. Beck)
02 “The Kiss Of Venus” (Dominic Fike)
03 “Pretty Boys” (Feat. Khruangbin)
04 “Women And Wives (St. Vincent Remix)”
05 “Deep Down (Blood Orange Remix)”
06 “Seize The Day” (Feat. Phoebe Bridgers)
07 “Slidin’ (EOB Remix)”
08 “Long Tailed Winter Bird (Damon Albarn Remix)”
09 “Lavatory Lil” (Josh Homme)
10 “When Winter Comes (Anderson .Paak Remix)”
11 “Deep Deep Feeling (3D RDN Remix)”
12 “Long Tailed Winter Bird (Idris Elba Remix)”*

* Tema incluído apenas na versão física do álbum