Chegou a ser desaconselhado pela Associação Britânica de Dermatologistas, mas um estudo revelou agora que o Dermol 500, um substituto do sabão normalmente usado para as mãos secas ou por pessoas com problemas na pele, é capaz de eliminar o vírus Sars-CoV-2, que causa a doença Covid-19, tão bem como o álcool desinfetante.

A conclusão é de uma equipa de virologista do Imperial College London: o Dermol 500 não só destrói o vírus Sars-CoV-2, como também pode desativar os vírus da gripe. A loção, com propriedades que ajudam a manter a pele hidratada, tem também agentes antimicrobianos que previnem a infeção nas mãos gretadas ou com feridas.

Descobrimos que o Dermol 500 teve um desempenho tão bom ou melhor do que os desinfetantes à base de álcool na diminuição da infecciosidade viral e que quanto maior o tempo de incubação, maior a redução do vírus infeccioso”, explicou a virologistas Rachel Edgar ao The Guardian.

O estudo lembra que, desde o início da pandemia, pessoas sem histórico de eczema ou dermatite têm sofrido com pele ferida e gretada como resultado do aumento da lavagem das mãos ou do uso de álcool gel desinfetante. “Para as pessoas que estão a sofrer, se puderem usar com segurança estes emolientes em vez do álcool gel ou lavar as mãos com sabonete, certamente irá melhorar qualquer irritação da pele que tenham e pode aumentar a adesão às medidas de controlo da infeção”, disse ainda Rachel Edgar.

Como lavar roupa, arejar os quartos, desinfetar a casa, pôr e tirar a máscara. O 1.º guia da DGS para o dia a dia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR