A Ferrari vai incluir um SUV na sua gama, mas está a fazê-lo com o máximo cuidado, para garantir que continuará a ser vista como um fabricante de superdesportivos e não de uns “camiões” pesados e pouco ágeis, “miminhos” com que os fãs de carros com raça brindam os SUV, mesmo quando estes envergam emblemas de marcas alegadamente desportivas.

O construtor transalpino prepara-se para apresentar finalmente um concorrente do Lamborghini Urus, o Purosangue, um SUV mas mais baixo, leve e ágil, que se por um lado oferecerá mais espaço para a família, por outro não deixará de garantir um gozo considerável a quem deseja conduzir um pouco mais depressa. Ainda assim, a marca do Cavallino Rampante está apostada em limitar a produção do SUV, para não macular a reputação do fabricante criado por Enzo Ferrari, um pouco como fez a Lamborghini, mas ao contrário de outros construtores como a Porsche, que em tempos eram conhecidos por vender desportivos, mas que hoje fabricam sobretudo SUV.

9 fotos

O Purosangue foi agora visto a rodar na pista de Fiorano, o traçado oficial da Ferrari onde a marca testa desde os carros de série aos F1. A unidade avistada continua a ser um carro de testes, com o motor, o resto da mecânica e as suspensões instaladas num Maserati Levante. O youtuber Varryx registou as imagens, onde é possível ver o Purosangue.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Ferrari prometeu que o seu SUV iria ser exemplar, ao montar o motor em posição central, atrás do eixo dianteiro, para depois recorrer a um sistema transaxle para deslocar a caixa de velocidades para a traseira, de forma a garantir que cerca de 50% do peso incide sobre cada um dos eixos.

Mas o Purosangue recorrerá igualmente a um sistema híbrido plug-in, capaz de assegurar a capacidade de percorrer um determinado número de quilómetros em modo exclusivamente eléctrico, como já acontece com o SF90 Stradale. Além do peso bem distribuído, o Purosangue aposta numa reduzida altura ao solo para ser eficaz e divertido de conduzir em asfalto, mas sem perder a capacidade de circular em mau piso com zonas mais degradadas, o que apenas será conseguido graças a um suspensão pneumática com altura variável. O Ferrari Purosangue deverá chegar ao mercado no próximo ano, em 2022.