O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quinta-feira uma declaração que proclama a União Europeia (UE) como uma “zona de liberdade” para as pessoas LGBTIQ, em resposta à introdução de “zonas livres de LGBTIQ” na Polónia desde 2019.

Aprovada com 492 votos a favor, 141 contra e 46 abstenções, a declaração convida a Comissão Europeia a “utilizar todos os instrumentos à sua disposição” para lutar contra as “violações dos direitos fundamentais” das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e queer (LGBTIQ).

“As pessoas LGBTIQ em toda a UE devem gozar da liberdade de viver e mostrar publicamente a sua orientação sexual e identidade de género sem receio de intolerância, discriminação ou perseguição. As autoridades europeias a todos os níveis de governação devem proteger e promover a igualdade e os direitos fundamentais de todos, incluindo as pessoas LGBTIQ”, lê-se na declaração.

O texto aprovado esta quinta-feira procura responder à introdução, a partir de março de 2019, de “zonas livres de LGBTIQ” na Polónia, que instam os governos locais a “absterem-se de encorajar a tolerância para com as pessoas LGBTIQ e retirar a assistência financeira de organizações que promovem a não discriminação e a igualdade”, segundo o PE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inicialmente introduzidas na cidade polaca de Swidnik, estas resoluções foram adotadas por cerca de 100 localidades na Polónia, em defesa do que qualificam de “valores tradicionais da família”.

Realçando que a introdução destas zonas na Polónia faz parte de “um contexto mais amplo de crescente discriminação e ataques contra a comunidade LGBTIQ” no país, o PE nota também mesma tendência na Hungria, onde a cidade de Nagykata, em novembro de 2020, adotou uma resolução que “proíbe a disseminação e promoção da propaganda LGBTIQ”.

Nesse âmbito, os eurodeputados apelam a que a Comissão Europeia utilize “todos os instrumentos possíveis, incluindo processos por infração, o artigo 7.º do Tratado da UE, bem como o regulamento recentemente adotado sobre a proteção do orçamento da UE, a fim de abordar as violações dos direitos fundamentais das pessoas LGBTIQ no espaço europeu”.

No debate que precedeu a votação, e que teve lugar na quarta-feira, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, tinha informado que a presidência portuguesa do Conselho da UE apoiava a iniciativa do PE, argumentando que “cada cidadão tem direito à dignidade humana”.

“Deixem-me ser muito clara desde o início: não deve haver lugar para a homofobia onde quer que seja na Europa. A orientação sexual e a identidade de género são parte de quem somos e ninguém deve sentir a necessidade de esconder a sua verdadeira identidade de maneira a evitar discriminação, ódio ou até violência”, defendeu Ana Paula Zacarias na ocasião.