O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, incentivou esta quinta-feira os europeus a continuarem “unidos” e a “fazer mais” na luta contra o flagelo do terrorismo, ao intervir, em nome da presidência portuguesa da União Europeia (PPUE), numa cerimónia em Madrid.

“É um dia para recordar e também de ação para que continuemos com a luta decidida pela União Europeia [UE] contra o terrorismo”, disse Eduardo Cabrita numa cerimónia de comemoração no Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.

As vítimas mortais do terrorismo estão esta quinta-feira a ser recordadas em várias cerimónias em Madrid, cidade que há 17 anos foi alvo de um dos maiores ataques terroristas da história, com a morte de 193 pessoas.

“Temos de ser resilientes [na luta contra o terrorismo] sem que nos tornemos numa fortaleza de segurança”, afirmou o ministro da Administração Interna, defendendo que a Europa tem de assegurar que novos ataques não ocorram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo, fixado a 11 de março de cada ano, pelo Parlamento Europeu, dias após o massacre jihadista na capital espanhola, em 2004, vai ter uma homenagem central, na tarde desta quinta-feira, presidida pelos reis de Espanha.

O responsável português fez referência a uma série de ataques terroristas em solo europeu nos últimos anos e assegurou que a presidência portuguesa do Conselho da UE tudo fará para acelerar os trabalhos das instituições europeias no sentido da aprovação de legislação no quadro da luta contra o terrorismo.

Na cerimónia organizada pela Comissão Europeia, em que estiveram presentes várias individualidades, como os ministros da Administração Interna de Espanha (Fernando Grande-Marlaska), o da Justiça de França (EricDupont-Moretti) (por videoconferência) e a comissária europeia da Administração Interna (Ylva Johansson).

Durante a evocação, várias pessoas que foram vítimas de terrorismo, associações de vítimas e serviços de emergência deram os seus testemunhos e experiências vividas. Eduardo Cabrita fez questão de afirmar a solidariedade europeia e agradeceu a presença das vítimas: “Todos estamos aqui unidos em redor dos valores europeus”, disse.

Os atentados de 11 de março de 2004, em Madrid, foram atentados terroristas coordenados, quase simultâneos, contra o sistema de comboios suburbanos da capital espanhola, três dias antes das eleições gerais espanholas. As explosões mataram 193 pessoas e feriram 2.050, tendo a investigação oficial por parte da justiça espanhola concluído que os ataques foram dirigidos por uma célula terrorista inspirada na al-Qaida, apesar de esta organização não ter participado diretamente.