Em nota publicada esta quinta-feira à tarde, o Infarmed anunciou que Portugal não vai suspender a administração da vacina da AstraZeneca, como tem vindo a acontecer em vários países europeus, como medida de precaução, desde que foram documentados casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas inoculadas com a vacina, desenvolvida pela farmacêutica britânica em colaboração com a Universidade de Oxford.

“Os resultados preliminares sugerem não existir uma relação causal entre a administração desta vacina e estes eventos. Neste sentido, os benefícios da utilização da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca mantêm-se superiores ao risco, não havendo qualquer alteração às recomendações sobre a sua utilização”, explica o Infarmed, que justifica a decisão com a informação entretanto disponibilizada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre o assunto.

Ao Observador, questionado sobre o tema, o Infarmed acrescentou ainda que os lotes em causa não estão a ser utilizados em Portugal e que não foram, até ao momento, registados no país quaisquer efeitos “relacionados com tromboembolismo pulmonar ou periférico com a vacina da AstraZeneca”.

Vacina da AstraZeneca suspensa em, pelo menos, nove países europeus

Na Áustria, onde foram inicialmente detetadas as reações adversas em causa, uma delas fatal, o lote de vacinas foi retirado no passado domingo, medida que Estónia, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Dinamarca, Islândia e Itália, países que receberam vacinas do mesmo lote, entretanto replicaram ao longo desta quinta-feira.

A Noruega, que não terá recebido doses deste lote em concreto, distribuído a 17 países da União Europeia, anunciou também a suspensão temporária da administração da vacina. Portugal, que também não faz parte dessa lista — composta por Áustria, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia e Suécia —, decidiu no sentido inverso e em linha com as conclusões preliminares da EMA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR