A petrolífera francesa Total e a norte-americana Microsoft anunciaram esta quinta-feira uma parceria para colaborarem com o objetivo de promover a inovação digital e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2).

A petrolífera francesa explicou no comunicado que a experiência das duas empresas nas suas respetivas áreas de atividade oferece “inúmeras oportunidades concretas de colaboração num horizonte plurianual”.

A Total, que passa por um processo de transformação para reduzir o peso dos hidrocarbonetos no seu negócio e aumentar o das energias renováveis, afirmou que o conhecimento deste mercado lhe vai permitir ajudar a Microsoft a cumprir os objetivos que fixou para a área do desenvolvimento sustentável.

Trata-se, sobretudo, de atingir a meta de utilizar 100% de energia renovável até 2025, ter maior eficiência energética e reduzir as emissões de carbono particularmente nos “data centers” da multinacional norte-americana.

A Microsoft quer eliminar a sua dependência do diesel e espera que a filial Total Saft a ajude a substituir os grupos geradores pelas suas próprias baterias.

Em sentido oposto, a Total irá usar mais as plataformas da Microsoft para avançar na digitalização das suas operações, o que passa por explorar o valor da Power Platform para automatizar procedimentos, reduzir custos e facilitar o acesso aos dados para seus especialistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR