O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que Portugal tem, neste momento, uma “imagem muito positiva” junto dos restantes países europeus e que, agora, “o importante é mantê-la”. O caso mais grave, das restrições a Portugal, é ainda o Reino Unido, destaca o ministro na rádio Observador.

Augusto Santos Silva diz que o “Reino Unido é um ponto importante”, não só por causa das “ligações históricas fortes”, mas também pelo facto de o Reino Unido ter muitos portugueses e Portugal ter muitos britânicos a viver no país.

“Espero que nas próximas semanas haja alterações”, confessa o ministro. Até porque, diz, os britânicos usam “um argumento que não colhe”. Se o argumento são as variantes, “a única que tem prevalência significativa em Portugal é, precisamente, a britânica”, lembra o ministro. “O que não deixa de ser uma ironia.”

“Argumento do Reino Unido não faz sentido”, diz Augusto Santos Silva sobre restrições à circulação com Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado pela rádio Observador, Augusto Santos Silva acompanha a lógica da petição lançada por uma agente de viagens no Reino Unido: “Tem sido aplicado a Portugal um regime extremamente discriminatório”.

Sobre o facto de a Alemanha levantar as restrições a viagens a partir de Portugal, o ministro diz que já “não se justificava que a Alemanha nos mantivesse nessa lista de exclusão”, mas destaca que “o mais importante é o reconhecimento da evolução que temos feito no que toca ao controlo da pandemia”. “Estamos entre os melhores da Europa”, lembra.

Já em relação a Espanha, que juntamente com os outros dois países, é um daqueles com os quais Portugal mantém relações de mobilidade mais próximas, “a coordenação é exemplar”, diz o ministro, referindo-se ao controlo de fronteiras acordado entre os dois países vizinhos