Antígona no teatro Nacional D. Maria II

Disponível online até dia 26 de março

Para um serão na companhia dos clássicos: o Teatro Nacional D. Maria II já prepara a estreia desta semana que, como é hábito, acontece sempre às sextas-feiras. A proposta para este 12 de março é um clássico entre os clássicos — Antígona, a tragédia de Sófocles, chega à Sala Online com encenação de Mónica Garnel e depois de ter marcado a abertura da temporada 2019-2020. O espetáculo pode ser visto até dia 26 de março. Esta sexta-feira é também o último dia para ver Sopro, de Tiago Rodrigues. Cada bilhete custa três euros e corresponde a um visionamento.

© Filipe Ferreira

Nova Gleba em Alvalade

Rua Acácio Paiva, 3, Lisboa. Todos os dias, das 8h às 20h30

Para quem precisa de motivação para vestir a sua melhor roupa: saiba que uma das padarias favoritas dos lisboetas abriu uma segunda loja, em Alvalade. Sabemos que é um dos poucos negócios com autorização para ter as portas abertas e receber clientes durante o atual confinamento geral, o que faz com que a próxima saída para comprar pão, para quem mora nas redondezas, seja duplamente especial. Zelosa dos fornecedores locais e da fermentação lenta, a Gleba trouxe todas as especialidades que já vendia em Alcântara. Até dia 28 de março, as entregas de pão via Glovo custam apenas um euro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Instagram.com/gleba_padaria

O regresso do Bairro do Avillez

Todos os dias, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30. Encomendas através da loja online, do 21 583 0290 ou da Uber Eats

Para matar saudades dos petiscos portugueses do chef: José Avillez volta a reabrir um dos seus restaurantes mais concorridos. Depois de algumas semanas sem grandes movimentações neste bairro, especialidades como o bacalhau à Brás, a açorda de gambas e coentros, a pluma de porco alentejano com arroz e feijão preto e a pavlova estão de volta. Além da ementa principal, o Bairro do Avillez concentra ainda as iguarias do Páteo, da Taberna e da Pizzaria Lisboa. Só tem de decidir se quer passar na Rua Nova da Trindade para recolher o pedido ou se prefere que lhe entreguem o manjar em casa.

© Divulgação

Serenata, da Orquestra de Câmara Portuguesa

Disponível para visionamento online durante o dia de sábado

Para dar ao sábado uma pitada de erudição: o Centro Cultural de Belém abre o seu Grande Auditório à Orquestra de Câmara portuguesa, mas também a todos os que se queiram juntar, virtualmente, para assistir a esta Serenata. O concerto, originalmente apresentado em dezembro do ano passado, estará disponível durante 24 horas e o alinhamento é comporto por “The Unanswered Question”, de Charles Ives, excertos de 44 “Harmonies From Apartment House 1776”, de John Cage, “Battalia à 10”, de Heinrich Biber, e Serenata para Cordas, op. 48, de Tchaikovsky. A direção é de Pedro Carneiro e a encenação é de Teresa Simas. O bilhete custa 5 euros.

© NUNO VEIGA / LUSA

Cocktails d’A Tabacaria no Sauvage

Todos os dias, das 12h30 às 22h30, com serviço de takeaway e entregas

Para brindar com um verdadeiro cocktail: na impossibilidade de ir ao bar, o melhor é arranjar forma de trazer o bar até casa. Foi o que pensou o Sauvage quando se uniu ao bar A Tabacaria, de portas fechadas desde o início deste segundo confinamento. Como resultado, há quatro cocktails da casa que escorregam diretamente para a carta do restaurante — The Pandan Thyme, com agave azul, Martini Ambrato e xarope de tomilho, Pink Berry, com Wyborowa, St. Germain e amoras e morangos silvestres, The Champions Breakfast, com whisky, bolacha Maria e flor de cerejeira, e Grassy & Stormy, com rum, citronela e xarope de ginger beer. Custam 7,50 euros, mas até 31 de março, o Sauvage oferece um cocktail em pedidos acima dos 30 euros e dois a partir dos 40 euros. Além do serviço de entregas próprio, também está disponível nas principais plataformas.

© SHOUT – We Think Social We Speak

Doclisboa

Seleção de filmes disponível para visionamento online até 17 de março

Para trocar as cadeiras do São Jorge pelo sofá de casa: arrancou na última quinta-feira uma nova edição do Doclisboa, num programa exclusivamente online. Até dia 17 de março, há sete sessões para ver, com produções europeias e norte-americanas, mas também dois documentários argentinos e um do Japão. As sessões são ainda acompanhadas por debates diários com os realizadores. Os bilhetes têm um valor de 2,50 euros por sessão. O passe para toda a semana custa 14 euros. Por 20 euros, há um pacote especial que inclui um saco de pano da 18ª edição do festival.

“Juste Un Mouvement”, de Vincent Meessen © Divulgação

Visita virtual à exposição “Picasso and Paper”

Royal Academy of Arts, Londres

Para quem procura uma forma económica de trazer arte para dentro de casa: a Royal Academy of Arts, em Londres, preparou uma exaustiva visita virtual a uma das suas mais relevantes exposições, “Picasso & Paper”. Como o próprio título indica, a mostra explora a relação do mestre cubista com o papel. Ao longo de 80 anos, Pablo Picasso recorreu a este material (jornais, papel de parede e até guardanapos) para produzir colagens, impressões e esculturas. Uma viagem de quase 40 minutos que pode ser feita na página da academia.

© Captura de vídeo

2 por 1 de caril no Lao-Bao

Entregas via Ubes Eats na zona do Porto

Para comer a dois (ou por dois): este restaurante situado dentro do NorteShopping decidiu fazer do caril o ingrediente estrela, pelo durante a próxima semana. Com três tipos de caril à disposição — amarelo da Malásia, verde thai e vermelho –, até 21 de março, na encomenda de um dos pratos de caril da carta, o Lao-Bao oferece o segundo. O preço dos pratos varia entre os 10,50 e os 13 euros e o serviço de entregas está disponível via Uber Eats.

© Divulgação

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.