A Audiência Nacional Espanhola aumentou a pena de Pablo Hasél em mais um ano e quatro meses. Na origem está o facto de o rapper espanhol, condenado por enaltecimento ao terrorismo, não ter pagado a multa de quase 30 mil euros imposta pela sentença, revela o canal televisivo La Sexta.

A decisão surge após a justiça espanhola ter declarado Pablo Hasél insolvente e incapaz de pagar os 29.340 euros que substituíam os 16 meses na prisão. Ainda assim, a defesa do rapper pode recorrer da deliberação do tribunal. Caso consiga apresentar algum bem que possa ser embargado futuramente ou então consiga provar que conseguirá pagar a multa mais tarde,  poderá não ter de passar dois anos e um mês na prisão de Lleida. 

Mas este poderá não ser o único agravamento de pena. É que Pablo Hasél, de 33 anos, enfrenta outros processos e ainda está a ser julgado por agressão a uma testemunha num processo. E recentemente a procuradoria geral  espanhola pediu mais cinco de prisão após um ataque à subdelegação do governo central em Lérida levado a cabo em 2018.

Novo processo contra Pablo Hasél. Procuradoria pede mais cinco anos e três meses de prisão para o músico

Pablo Hasél está preso desde 16 de fevereiro por glorificação ao terrorismo, após ter elogiado no Twitter grupos terroristas como o grupo separatista basco ETA e o grupo antifascista Grapo. Seguiu-se uma vaga de manifestações por várias cidades espanholas — principalmente na Catalunha — a pedir a sua libertação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR