A imprensa norte-americana anunciou que a Tesla alterou esta semana as condições de venda do seu topo de gama, o Model S Plaid+. De uma assentada, o preço subiu, enquanto a data prevista para a entrega derrapou seis meses, para meados de 2022.

O Model S Plaid+ é um autêntico “avião”, sobressaindo entre as berlinas mais desportivas do mercado em todos os aspectos. Estima-se que a potência fornecida pelos três motores eléctricos ronde os 1.100 cv (a Tesla tem o mau hábito de não anunciar a potência), o que parece fazer sentido, uma vez que o modelo com vincadas características familiares é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 2,1 segundos. À potência e rapidez, o Plaid+ alia uma respeitável velocidade máxima de 322 km/h e uma autonomia de 837 km, valor ainda estimado e que carece de homologação segundo o método europeu WLTP, mas que tem o condão de impressionar toda a gente. Até mesmo, a concorrência.

Com este naipe de atributos, é natural que abundem os clientes desejosos de pôr as mãos no eléctrico mais rápido do momento, especialmente um que é capaz de levar família e respectivas malas de viagem.

Uma breve comparação do Model S Plaid+ com o mais rápido dos Porsche Taycan, o Turbo S, deixa o modelo alemão demasiado para trás e em todos os sectores, pois fica-se pelos 260 km/h, 0-100 km/h em 2,8 segundos e apenas 416 km entre visitas ao posto de carga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 fotos

Sucede que os clientes que esperavam receber o seu Plaid+ antes do final de 2021 já sabem que vão ter de esperar mais seis meses, com a Tesla a não revelar os motivos para o atraso. Também o preço foi revisto em alta, tendo subido para 149.990 dólares, mais 10.000$ do que até aqui.

O mesmo incremento vitimou os clientes portugueses que, apesar de continuarem a ter no site nacional do construtor a informação que o modelo chegará no final de 2021, ou seja, seis meses antes da data avançada para o país de origem, o que é altamente improvável, já vêem que o preço subiu de 140.990€ para 150.990€. No entanto, face às vantagens que oferece face ao Taycan Turbo S, o Plaid+ ainda continua a ser quase 43 mil euros mais em conta.