As trotinetas eléctricas evoluíram rapidamente de meios de transporte portáteis e baratos, para veículos de competição. De início eram apenas vistas como aquele modelo de duas rodas em que se viaja de pé naquele último quilómetro que separa o local onde se estaciona o carro e o destino, mas nova eSkootr S1X permite que, pela primeira vez, este tipo de veículo seja encarado como um modelo de competição.

A eSkootr S1X é uma trotineta eléctrica equipada com dois motores com 6 kW cada, o que lhe garante uma velocidade máxima de 100 km/h. E se já alguma vez caiu de trotineta ou de bicicleta, imagine-se a repetir a façanha a 100 km/h e o quão desagradável (e perigoso) será isso.

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Esta trotineta de corridas tem a estrutura carroçada e o guiador recuado, para maior estabilidade, com o motor dianteiro a ser regulado para fornecer um pouco menos de potência, de modo a evitar perdas de tracção que dificultem o comportamento da frente em curva. O desenho do patim é mais aerodinâmico, sobretudo para assegurar uma maior capacidade de inclinação em curva, com o fabricante a garantir até 50º, o que promete ser arrepiante.

Na traseira surge uma rampa, dando mais liberdade ao “piloto” para deslocar o peso ao longo de todo o comprimento do chassi, estando a eSkootr S1X equipada com um travão (felizmente) e um acelerador no punho e ainda um botão de “boost” para aceder à potência máxima, mas apenas nas rectas.

A trotineta racing é fabricada em fibra de carbono e pesa 35 kg, sendo os 12 kW alimentados por uma bateria de 1,33 kWh de capacidade, considerado o mínimo para garantir animadas corridas durante apenas 10 minutos. O campeonato das eSkootr S1X deverá arrancar no final de 2021.

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