É uma equipa que chuta para canto porque sabe que pode dar certo. Com o golo de Pepe, que abriu a vitória deste domingo contra o P. Ferreira, o FC Porto igualou o Farense e o Boavista como as equipas com mais golos na sequência de pontapés de canto na Primeira Liga, com seis. Os dragões alcançaram ainda a segunda jornada consecutiva a ganhar, algo que não conseguiam há sete partidas, e a terceira seguida sem sofrer um único golo.

Pepe, como os melhores, é inevitável. Seja em Turim, seja no Dragão (a crónica do FC Porto-P. Ferreira)

Com os três pontos carimbados no Dragão contra a equipa de Pepa, o FC Porto completou uma volta completa à Primeira Liga sem sofrer qualquer derrota: isto porque a última tinha sido contra o P. Ferreira, na deslocação à Capital do Móvel no final de outubro, e desde aí os dragões somaram 12 vitórias e cinco empates no Campeonato. Com os golos de Pepe e Sérgio Oliveira no quarto de hora final da partida, o FC Porto tornou-se também a segunda equipa da Liga com mais golos neste período, com nove, menos um do que os 10 do Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na flash interview, Sérgio Conceição explicou que a equipa teve de contar “com a valia do adversário” mas reconheceu que os dragões deveriam ter “descoberto formas de chegar com mais perigo” à baliza de Jordi. “A equipa esteve bem defensivamente, muito equilibrada, focada e concentrada. As perdas de bola podiam causar perigo, porque o Paços tem jogadores rápidos e o Douglas Tanque segura bem a bola. Na primeira parte não tivemos tantas oportunidades, na segunda fomos criando mais a partir do golo. A equipa mostrou um caráter fantástico. Os jogadores estão de parabéns e mostraram que querem continuar a ter uma palavra a dizer no Campeonato”, disse o treinador, que justificou depois o que pretendia com as entradas de Francisco Conceição e Luis Díaz e a saída de Pepe ainda antes do golo de Pepe.

“O Marega tem qualidade, mas é outro tipo de qualidade. Mexi para o que achava que necessitávamos. Devemos, com estas equipas de bloco baixo, associar jogadores que, apesar da densidade, conseguem sair a jogar. Otávio, Corona e Francisco Conceição conseguiram fazer com qualidade e do outro lado o Luis Díaz. O próprio avançado criou situações diferentes. Isso não quer dizer que o Marega não tivesse trabalhado bem. É um jogador muito importante mesmo frente a equipas com bloco baixo, porque é ele que trabalha para que os outros saiam. Valorizo tanto isso como quem faz o golo (…) A ideia era dar coisas diferentes ao jogo. Não é por ter mais gente na frente, mais avançados, que se consegue chegar com mais perigo à baliza. Era preciso dar outras coisas ao jogo para criar outro tipo de problemas ao Paços”, disse Conceição, que terminou com a ideia de que a equipa ainda não atirou a toalha ao chão no que toca à conquista do título. “Faltam 33 pontos, estamos a representar um clube grandioso e enquanto matematicamente for possível, acreditamos. Jogo a jogo, final a final e no final vão fazer-se as contas e ver quem é campeão”, concluiu.

Considerado o Homem do Jogo, Pepe também apareceu na flash e explicou o segredo para a longevidade que apresenta, aos 38 anos. “Trabalho, muita paixão. Eu amo o que eu faço. O clube dá-me todas as condições. Estou muito feliz. Mas há que dar mérito ao Paços. É uma equipa muito bem trabalhada. Não deixa espaços. Procurámos a profundidade e jogadas pelas laterais. A equipa trabalhou sempre. Agora vamos entrar num ciclo semanal. Vamos ter tempo para preparar melhor o próximo jogo e recuperar os jogadores”, disse o internacional português. “Trabalhamos sempre sério para chegar ao primeiro lugar. É isso que os adeptos e o que o clube nos exige. Sinto-me feliz. É o reconhecer do meu trabalho. Continuo a ter o mesmo entusiasmo quando entro no Olival. Estou feliz pelo que estou a fazer pelo meu clube e pelo que os meus colegas me têm ajudado”, completou Pepe, mais tarde, ao Porto Canal.