A candidatura do atual presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, à presidência desta autarquia do distrito do Porto foi aprovada por unanimidade pela comissão política concelhia do Partido Socialista (PS), anunciou esta segunda-feira em comunicado aquela estrutura do partido.

A liderar esta câmara desde junho de 2019, depois de o ex-presidente Joaquim Couto ter sido constituído arguido no âmbito da “Operação teia” e se ter afastado do cargo, o até então vice-presidente surge agora como primeira escolha dos socialistas.

A autarquia tirsense, desde o 25 de abril, apenas entre 1981 e 1985 não foi do PS, período em que foi liderada pela coligação Aliança Democrática. Citado pelo comunicado, Alberto Costa disse tratar-se do “maior desafio” da sua vida política, acreditando “ter condições para honrar o legado do Partido Socialista” e contribuir para o “desenvolvimento do município”.

A nota de imprensa refere que o Secretariado e a Comissão Política Concelhia reuniram na sexta-feira “para dar cumprimento a uma recomendação da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, segundo a qual as estruturas concelhias deveriam designar o candidato à Câmara Municipal até 20 de março”.

A proposta de designação de Alberto Costa como candidato do PS à presidência da autarquia “tem ainda de ser ratificada e homologada pelos órgãos do partido a nível distrital e nacional”, acrescenta o PS local.

As próximas eleições autárquicas estão previstas realizar-se entre setembro e outubro de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR