O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) inicia esta terça-feira um ciclo de auscultações a personalidades, instituições e empresários nortenhos, visando “uma base alargada de envolvimento regional nas principais políticas e dossiês da instituição”.

Em nota enviada à agência Lusa, a CCDR-N explica que, ao longo destas rondas, António Cunha pretende ouvir 16 personalidades e mais de duas dezenas de instituições e empresários da região Norte, num formato de fóruns informais.

Estes encontros têm como pano de fundo o novo ciclo da Política de Coesão da União Europeia, para o horizonte 2021/2027, e a definição de novas estratégias nacionais e regionais para a aplicação desse próximo pacote de ajudas comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência português”, explica a CCDR-N.

Entre as personalidades confirmadas nestes eventos estão Valente de Oliveira, Braga da Cruz, Silva Peneda, Isabel Pires de Lima, Sobrinho Simões, Katty Xiomara, Miguel Cadilhe, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os reitores das universidades do Minho, do Porto, de Trás-Os-Montes e Alto Douro, os presidentes os institutos politécnicos de Bragança, de Viana do Castelo e do Porto, o presidente da Associação Empresarial de Portugal e o diretor-geral do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia são algumas das instituições e empresários que aderiram à iniciativa.

Estão também confirmados nestes ciclos informais o diretor-geral da Fundação Casa da Música, o presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João, a administradora executiva do Teatro Circo de Braga, S.A, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

“Nos contactos que estabelecerá, António Cunha apresentará a visão e apostas da estratégia “NORTE 2030″, aprovada a 30 de dezembro de 2020, assim como a recente participação pública da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte relativa à proposta de PRR”, refere a CCDR-N.

Com estas auscultações, acrescenta o comunicado, o presidente da CCDR-N espera poder “aprofundar” o reconhecimento das prioridades da estratégia regional e a sua “incorporação” em diversos setores e âmbitos de atuação, como a investigação e o desenvolvimento tecnológico, as indústrias exportadoras, o turismo, o agroalimentar e os vinhos, a cultura e a criatividade, entre outros.

O Conselho Regional do Norte voltará a reunir em 30 de março, tendo na agenda o próximo ciclo de ajudas comunitárias à Região Norte.