Os Açores e a Madeira também vão suspender a administração da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, seguindo a decisão da Direção-Geral da Saúde e do Infarmed, assim como de outros países europeus.

À agência Lusa, o diretor regional da Saúde dos Açores disse que a região tem ainda cerca de 4 mil doses dessa vacina. “Vamos alinhar com aquilo que são as orientações e o que ficou determinado pela DGS, pelo Infarmed e pela task force da suspensão temporária, até ser feita a reavaliação da segurança das vacinas da AstraZeneca”, afirmou à Lusa Berto Cabral.

O diretor regional da Saúde explicou que, das 8.500 doses desta vacina que chegaram ao arquipélago no dia 3 de março, há ainda cerca de 4 mil doses por administrar. “Não se trata de doses perdidas, porque, no fundo, não é uma retirada destas vacinas do circuito, é uma suspensão para reavaliação”, garante o responsável, acrescentando que estas “têm um período de conservação muito grande“.

Vacina da AstraZeneca suspensa em Portugal. Imunização de professores e pessoal não docente adiada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Berto Cabral esclarece que as cerca de 4 mil doses que aguardam pelo parecer da Agência Europeia do Medicamento se destinavam a “profissionais de saúde do privado, às forças de segurança” e a “doentes entre 50 e 65 anos” com “insuficiência cardíaca, doença coronária e insuficiência respiratória”.

Depois de o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, ter afirmado esta segunda-feira que a região espera receber em abril 40 mil doses de vacinas, da Pfizer, que permitiriam concluir a primeira fase da vacinação prevista no plano regional, o diretor regional afirma que a suspensão definitiva da inoculação da AstraZeneca pode causar ainda mais atrasos no processo. “É de temer que, se houver uma suspensão definitiva da AstraZeneca, e tendo em conta que todo o país, e toda a Europa, ficam com uma quantidade significativa de vacinas que não serão administradas, se houver uma redistribuição das vacinas da Pfizer, poderão chegar menos”, concretiza.

Já a Madeira vai manter a vacina da Pfizer, informou esta segunda-feira a Direção Regional da Saúde (DRS). “A inoculação com a vacina AstraZeneca está suspensa”, lê-se na nota divulgada pela DRS, que invoca as indicações comunicadas pela DGS e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) na tomada da decisão.

Portugal é o 19º país a suspender vacina da AstraZeneca. O que se passa e quão preocupado deve estar?

A DRS adianta que “a vacinação contra a Covid-19 programada para os próximos dias úteis no Madeira Tecnopolo [no Funchal], com a vacina AstraZeneca, está cancelada”. No mesmo documento salienta que a campanha de vacinação vai manter-se no arquipélago, nos centros de vacinação concelhios, “com a administração da vacina Pfizer”, conforme programado.

A DRS destaca que se “mantém em contacto com as demais entidades de saúde nacionais e internacionais” sobre esta matéria. Devido a esta situação, foi disponibilizada uma linha de apoio gratuita para a população dedicada à vacinação Covid-19, denominada SRS VACINA COVID-19, através do número 800 210 263, conclui.

A decisão pela suspensão da administração da vacina em Portugal ocorre apenas um dia depois de Infarmed e DGS terem declarado que a vacina da AstraZeneca podia continuar a ser administrada, frisando que não havia evidência de ligação com os casos tromboembólicos registados noutros países. Entretanto, o país continua a utilizar as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento.