O presidente do Governo Regional dos Açores expressou esta segunda-feira a sua “gratidão” pelo “comportamento cívico” da população e o “empenho e dedicação de todos os profissionais de saúde“, mas apelou ao contínuo cumprimento das regras.

No dia em que se assinala um ano desde que foi detetado o primeiro caso de Covid-19 nos Açores, José Manuel Bolieiro expressou a sua “gratidão a todos os que permitiram, apesar de todas as dificuldades, apesar da inexperiência, apesar da dúvida“, manter, “com tranquilidade e serenidade, o maior controlo possível desta pandemia”.

O atual presidente do Governo reconheceu o trabalho do executivo que dirige, mas também do “anterior Governo”, deixando uma palavra de apreço pelo “comportamento cívico irrepreensível da população” e pelo “empenho e a dedicação de todos os profissionais de saúde”.

José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, depois de ter recebido o comandante Operacional dos Açores, vice-almirante Edgar Ribeiro, que cessa agora funções.  O social-democrata deixou “também o renovado apelo para que [a população] mantenha a dedicada opção por cumprir as regras e as orientações da autoridade de Saúde Pública“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não podemos, nesta aparente situação controlada, facilitar, porque o risco está sempre à porta”, destacou.

Depois de vários membros do Governo terem admitido a possibilidade de a região ir buscar vacinas aos Estados Unidos ou à Rússia, José Manuel Bolieiro reiterou a “prioridade” de conseguir, junto da União Europeia, um reforço para as regiões ultraperiféricas.

O primeiro caso da Covid-19 nos Açores, em 15 de março de 2020, foi uma mulher de 29 anos, residente na ilha Terceira, com história de passagem recente por Amesterdão, na Holanda, e Felgueiras, no distrito do Porto. O arquipélago conta atualmente com 100 casos positivos ativos, dos quais 96 em São Miguel, dois na Terceira e dois no Pico. Até agora já foram diagnosticados na região 4.004 casos, 3.768 recuperações e 29 óbitos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.