Macau vai organizar na quarta-feira um simulacro de controlo da pandemia de Covid-19, um exercício que tem como objetivo intensificar a capacidade de resposta, num território sem casos locais há 351 dias, anunciaram as autoridades.

Organizado pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, o exercício “consiste na simulação de um novo caso de contaminação local” de Covid-19, levando à “ativação do plano de gestão das medidas específicas de prevenção e controlo da epidemia“, explicou em comunicado o gabinete de comunicação social.

O simulacro, que se realiza no edifício Lok Kuan da Habitação Social de Seac Pai Van, vai envolver o encerramento do edifício e das zonas circundantes, “instalação de postos de colheita para realização do teste de ácido nucleico aos residentes e a criação de pontos de distribuição de bens alimentares”, pode ler-se na nota.

No exercício participam o Centro de Operações de Proteção Civil e o Corpo de Polícia de Segurança Pública, que deverá organizar o trânsito na zona, para permitir a deslocação, “rapidamente e de forma ordenada, aos centros de abrigo e pontos de concentração indicados”, e “minimizar o impacto aos residentes e visitantes”, acrescenta-se no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Considerada uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de Covid-19, Macau contabilizou apenas 48 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até esta terça-feira nenhuma morte causada pela doença.

Na segunda-feira, o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 no território, o médico Tai Wa Hou, recordou que até 15 de março se completaram 351 dias consecutivos sem casos locais de transmissão da doença, durante a conferência semanal sobre a situação da pandemia. Nessa altura, Tai Wa Hou apontou ainda que Macau não registava novos casos importados há 37 dias. Dos 48 casos diagnosticados desde o início da pandemia, 46 eram provenientes do exterior.

De acordo com os dados divulgados pelo médico, 65.609 pessoas fizeram a inscrição no programa voluntário de vacinação do território, que arrancou em 9 de fevereiro, tendo sido vacinadas 29.833 pessoas até 15 de março, um número considerado baixo pelas autoridades de Macau, com uma população de 680 mil pessoas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.