Fernando Santos anunciou esta terça-feira os convocados para os próximos três encontros da Seleção, na última semana de março, frente a Azerbaijão (Turim, dia 24), Sérvia (Belgrado, dia 27) e Luxemburgo (Luxemburgo, dia 30), a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, que se vai realizar no Qatar.

A estreia de Nuno Mendes, que já tinha sido avançada pelo selecionador Sub-21 na véspera, foi uma das principais novidades de Fernando Santos para os próximos três encontros, numa concentração após seis meses consecutivos sem jogos da Seleção. Cédric, Palhinha, Rafa e André Silva são outras das novidades, sendo que, no caso do médio do Sporting, é também uma estreia na Seleção A. Entre as principais ausências em comparação com a última convocatória, nota para as saídas Mário Rui, William Carvalho e Trincão, além do lesionado Paulinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista de 25 eleitos para os jogos com Azerbaijão, Sérvia e Luxemburgo é a seguinte:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada)

Defesas: Cédric (Arsenal), João Cancelo (Manchester City), Domingos Duarte (Granada), José Fonte (Lille), Rúben Dias (Manchester City), Pepe (FC Porto), Raphael Guerreiro (B. Dortmund) e Nuno Mendes (Sporting)

Médios: Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester City), João Moutinho (Wolverhampton), Renato Sanches (Lille) e Sérgio Oliveira (FC Porto)

Avançados: André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), João Félix (Atl. Madrid), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafa Silva (Benfica)

A lista de convocados para os jogos com Andorra (particular), França e Croácia (ambos para a Liga das Nações), naquela que foi a última concentração da Seleção a meio de novembro de 2020, tinha sido a seguinte: Anthony Lopes, Rui Patrício, Rui Silva (guarda-redes); Nelson Semedo, João Cancelo, Rúben Dias, José Fonte, Rúben Semedo, Domingos Duarte, Raphael Guerreiro, Mário Rui (defesas); William Carvalho, Danilo Pereira, Rúben Neves, João Moutinho, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, Bruno Fernandes (médios); Bernardo Silva, Pedro Neto, Trincão, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, João Félix e Paulinho (avançados).

“Vamos disputar o apuramento para o Campeonato do Mundo, isto não são jogos particulares. Vamos ter uma jornada tripla fundamental e estes jogos são importantíssimos. Há vários jogadores que podiam estar aqui mas neste momento estas são as minhas opções”, destacou Fernando Santos, a propósito de uma pergunta sobre a não chamada de Pedro Gonçalves, atual melhor marcador do Campeonato. “Europeu? Só temos uma competição, lá para maio falamos sobre o Europeu. É a primeira vez que temos três jogos a valer pontos, temos de estar focados em ter os jogadores frescos. São jogos fundamentais para o apuramento, o Europeu não tem nada a ver com isto. Aqui não vai estar no pensamento dos jogadores nem no meu. No Europeu já la estamos. É uma anormalidade, sim, mas não vale a pena desculpas. Não pode haver outro foco e sei que isso vai ser assim”, acrescentou.

O selecionador foi depois frisando em várias respostas a separação entre competições, recusando qualquer cenário de uma convocatória já a preparar a fase final do Europeu. “Não tem nada a ver com o Campeonato da Europa, zero. Não há nenhuma reta de lançamento, nem de deslançamento, nada. É uma convocatória para estes três jogos. É sempre discutível [as opções], a mim compete-me procurar construir o melhor grupo. Tenho a sorte de ter um leque alargado por onde escolher, 30 e muitos jogadores. Quando falarmos da outra prova, abordaremos o tema porque são diferentes. No Europeu teremos mais dias para trabalhar”, frisou o técnico, que abordou ainda a estreia de João Palhinha na Seleção A e as razões da promoção de Nuno Mendes dos Sub-21.

“A avaliação ao João [Palhinha] é positiva, caso contrário não estaria aqui. Havia outras opções. Tem tido uma prestação muito positiva, tem características próprias, diferentes de outros. É importante vir neste momento porque não tem um trajeto de Seleção muito grande e é importante para mim avaliá-lo mais de perto. Ele jogou muitas vezes a três [na defesa], preciso de o perceber a nível de Seleção”, disse. “Problemas numa defesa a quatro para Nuno Mendes? Na Seleção de Sub-21 jogava assim. Vinha a ser titular e por isso vai adaptar-se. Tem qualidade e características boas para a minha equipa, mostra que tem a apetência ofensiva que precisamos e é forte defensivamente. Jogar a cinco é diferente de jogar a quatro mas os jogadores têm essa capacidade de mudar o chip, esquecerem o que fazem no clube e respeitar a identidade de jogo da Seleção”, concluiu.