A quinta etapa da Tirreno-Adriático, com mais de 200 quilómetros entre Castellalto e Castelfidardo, acabou por deitar por terra a possibilidade de João Almeida poder ainda lutar pelo pódio na segunda corrida do World Tour mas nem por isso a prestação do português estava terminada e, dentro das possibilidades ainda em aberto, a prova terminou da melhor forma para o corredor da Deceuninck Quick-Step na sétima e última tirada, um contrarrelógio de pouco mais de dez quilómetros em San Benedetto del Tronto que foi ganho por Wout van Aert.

João Almeida terminou a etapa com mais um top 10, o terceiro da Tirreno-Adriático, e conseguiu ainda chegar à sexta posição na classificação geral, ultrapassando o belga Tim Wellens, da Lotto-Soudal. Esta acabou por ser a única mudança nos lugares cimeiros da classificação, apesar das dificuldades de Mikel Landa em segurar a terceira e última posição no pódio com mais uma prestação com muitas dificuldades num contrarrelógio curto.

Desta forma, João Almeida terminou as sete etapas da Tirreno-Adriático com três presenças no top 10 (sétimo na chegada a Chiusdino, onde as movimentações no último quilómetro acabaram por puxar para a vitória do colega de equipa Julian Alaphilippe; sexto na chegada a subir a Prati di Tivo, onde deixou em aberto a possibilidade de então lutar pelo pódio; e agora sétimo no contrarrelógio), acabando numa sexta posição numa corrida do World Tour que se junta ao quarto posto no último Giro, a grande prova da carreira até ao momento, e ao terceiro lugar na recente Volta aos Emirados Árabes Unidos, naquele que foi o primeiro e único pódio no World Tour.

Em relação a este contrarrelógio final, a surpresa acabou mesmo por ser a não vitória de Filippo Ganna da Ineos, campeão mundial que ficou a 11 segundos do belga Wout van Aert (Jumbo–Visma) e a cinco de Stefan Küng (Groupama) numa reedição do último Mundial mas em posições diferentes do pódio. Tadej Pogacar, da Team UAE Emirates, confirmou a vitória na geral com um quarto posto a 12 segundos do vencedor, à frente de Benjamin Thomas (Goupama, 16 segundos), Alberto Bettiol (EF Education, 18 segundos) e João Almeida (24 segundos).

Na classificação geral, Pogacar voltou a provar, à semelhança do que acontecera no início de época nos Emirados, que é o melhor corredor da atualidade, vencendo com 1.03 minutos de vantagem sobre Wout van Aert, mais um elemento do pelotão em evidência e a querer aspirar a mais altos voos nos próximos anos. Mikel Landa, da Team Bahrain, acabou na terceira posição a 3.57 minutos, seguido de Egan Bernal (Ineos, 4.13) e Matteo Fabbro (Bora, 4.37). João Almeida fechou no sexto lugar a 4.54, à frente de nomes como Tim Wellens (5.00), Romain Bardet (TeamDSM, 5.50), Vincenzo Nibali (Trek, 6.30) ou Simon Yates (Team Bike Exchange). João Almeida acabou ainda em terceiro na camisola branca da juventude, atrás de Pogacar e Egan Bernal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR