A Polícia Federal do Brasil está a investigar os negócios de Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do Presidente brasileiro, devido a indícios que apontam para a possibilidade de o governo do Brasil ter favorecido os interesses empresariais do filho de Bolsonaro, de 22 de anos de idade.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o inquérito aberto esta segunda-feira pela Polícia Federal está a procurar perceber de que modo uma empresa do jovem Bolsonaro poderá ter beneficiado ilicitamente da atuação do governo, liderado pelo pai.

O inquérito surge depois de, nos últimos meses, os meios de comunicação social brasileiros terem dado conta de uma série de comportamentos empresariais suspeitos de Jair Renan.

Dois deputados, um vereador e um iniciado. Filhos de Jair Bolsonaro também estão na política

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em novembro, a revista Veja publicou um artigo sobre a fundação da “Bolsonaro Jr Eventos e Mídia”, a empresa do quarto filho de Bolsonaro. Nessa altura um dos parceiros de Jair Renan, líder de uma empresa fornecedora de pedra, deixou no ar a expectativa de que a parceria com o filho de Bolsonaro lhe poderia facilitar o acesso a um projeto de construção de habitações ao abrigo de programas do governo federal — o que, de facto, aconteceu.

Mais recentemente, o Globo destacou que o filho de Bolsonaro recebeu um carro elétrico avaliado em 90 mil reais (13,4 mil euros) da empresa antes de o negócio ter sido facilitado. Já a Folha de São Paulo noticiou que a tal festa de inauguração da empresa de Jair Renan foi organizada a título gratuito por uma empresa de comunicação corporativo que trabalha habitualmente com o governo federal.

Jair Renan é o quarto filho de Bolsonaro a entrar na esfera da política e dos negócios públicos — e a família não tem estado isenta de controvérsias. Flávio Bolsonaro, o filho mais velho do Presidente brasileiro, ex-deputado do estado do Rio de Janeiro e atualmente senador, foi o que esteve no centro da maior polémica, tendo sido formalmente acusado de corrupção no final do ano passado.