O município do Porto vai associar-se à Cimeira de Autarcas Contra o Anti-Semitismo, que tem início na terça-feira, no âmbito de novas iniciativas para fortalecer a ligação à comunidade judaica.

O passado do Porto na história de milhares de judeus não foi indiferente ao convite formulado a Rui Moreira (autarca do Porto) para intervir numa conferência à escala internacional, que colocará líderes de diversas cidades do mundo a debater sobre o preconceito, a hostilidade ou a discriminação contra os judeus”, refere comunicado da Câmara Municipal do Porto.

A cidade de Frankfurt, na Alemanha, organiza o evento online, em parceria com a organização Combat Anti-Semitism, que conta ainda com o apoio da Associação Portugueses por Israel.

No encontro on-line participam o presidente de Câmara de Buenos Aires (Argentina), uma representante governamental de Montevideu (Uruguai), o presidente da Câmara de Pittsburgh (EUA), o autarca de Toronto (Canadá), além de cidades europeias como Amesterdão, Bruxelas, Palermo, Vilnius, entre outras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros participantes são Michael O’Flaherty, diretor da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, Vera Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Lord John Mann, assessor do Reino Unido para o antissemitismo, Jacky Rosen, senadora norte-americana do Estado do Nevada, e, representando Israel, Haim Bibas, presidente da Federação das Autoridades Locais de Israel e da Câmara de Modi’in-Maccabim-Re’ut.

Segundo a Câmara Municipal do Porto, a comunidade judaica local tem cerca de 500 membros, provenientes de mais de 30 países, “e tem vindo a agregar novos elementos, fortalecendo uma história que se interliga há mais de cinco séculos”.

Razão também que impulsionou a criação do Museu do Holocausto, pronto a inaugurar assim que a pandemia o permita”, refere o comunicado.

Criado pela Comunidade Judaica do Porto, este espaço museológico próximo da sinagoga Kadoorie, “vai retratar não só o genocídio de judeus cometido pelos nazis, abordando tudo o que esse extermínio significou, mas também o antes e o depois da Segunda Guerra Mundial”, adianta.

A Comunidade Judaica distribuiu recentemente vinte mil euros por quatro instituições de caridade do Porto, para apoiar o combate à pobreza criada pela pandemia, angariadas através da visualização on-line (paga) do filme “A Luz de Judá”, que cobre séculos da história dos judeus em Portugal.

As entidades beneficiárias são o projeto “Porta Aberta” do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, a Obra Diocesana de Promoção Social da Diocese do Porto, o Centro Social e Paroquial da Sé e o Banco Alimentar contra a Fome.