A Agência de Saúde Pública de Inglaterra está a investigar uma nova variante do SARS-CoV-2 proveniente das Filipinas, depois de terem sido detetados dois casos, segundo a Sky News.

A variante foi denominada VUI-21MAR-02 (P3) e, de acordo com as autoridades de saúde britânicas, será semelhante a uma mutação detetada nas Filipinas no dia 9 de Março, quando foram identificados 33 casos desta nova variante.

Um dos casos detetado em Inglaterra terá origem numa viagem internacional, enquanto o outro continua sob investigação.

As autoridades de saúde britânicas disseram que a nova variante está sob investigação e ainda não foi categorizada como sendo mais perigosa ou contagiosa do que outras variantes.

Variante britânica adquire mutação que permite escapar ao sistema imunitário e ser mais difícil de controlar com as vacinas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, as autoridades de saúde referem que a variante das Filipinas contém algumas mutações do vírus, nomeadamente a mutação E484K, que foram encontradas noutras variantes que geram maior preocupação, nomeadamente as variantes brasileira e  sul-africana.

Covid-19: Detetados na Europa 24 mil casos da variante do Reino Unido e 900 da África do Sul

Até ao momento, as Filipinas, o país com o maior número de casos de coronavírus no sudeste asiático (a seguir à Indonésia), já identificaram 98 casos da variante P3, segundo o The Telegraph. Segundo o ministério da Saúde filipino, a informação recolhida até agora sobre nova variante é “insuficiente para concluir se terá implicações significativas para a saúde pública”.

Além destes dois casos da variante das Filipinas, foram identificados mais dois casos da variante brasileira, com origem em Manaus, no Reino Unido, ambas com origem em viagens entre os dois países. São já 12 o número de casos desta variante detetados em solo britânico.