Foi revelado o primeiro caso conhecido de um bebé que nasceu com anticorpos à Covid-19. Como conta a ABC7, uma mulher que trabalha na área da saúde deu à luz, com 36 semanas, uma menina com imunidade ao novo coronavírus na Flórida, nos EUA. A mulher tinha recebido a primeira dose da vacina da Moderna três semanas antes do nascimento.

O relato do caso foi publicado na medRxiv, que divulga pré-publicações de artigos científicos que ainda não foram revistos por outros académicos. Paul Gilbert e Chad Rudnick, os médicos que descobriram que a bebé tinha anticorpos à Covid-19, afirmam que esta nasceu “vigorosa e saudável”. Os investigadores souberam da imunidade ao novo coronavírus através da recolha de uma amostra de sangue do cordão umbilical.

“Ao que sabemos, esta foi a primeira vez no mundo que foi relatado o nascimento de um bebé com anticorpos após a vacinação”, disse Gilbert à BBC. “Testámos o cordão umbilical do bebé para ver se os anticorpos da mãe passaram, o que é algo que vemos acontecer com outras vacinas administradas durante a gravidez”, explicou.

Este é um pequeno caso em milhares e milhares de bebés que vão nascer de mães que serão vacinadas nos próximos meses”, disse Rudnick à BBC.

Mesmo assim, os responsáveis pela descoberta afirmam que é necessário investigar mais sobre este caso para perceber se os bebés que ganham anticorpos durante a gravidez continuarão com essa imunidade ao novo coronavírus. “Pedimos a outros investigadores que criem registo de gravidez e amamentação, bem como que conduzam estudos de eficácia e segurança das vacinas Covid-19 em mulheres grávidas e lactantes e aos seus filhos”, escrevem no artigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR