A NTR, uma emissora de serviço público holandesa, vai estrear no dia 21 de março um programa educativo em que os adultos aparecem nus perante uma audiência de crianças dos nove aos 12 anos (equivalente ao 5.º e 6.º em Portugal), que lhes vai colocando perguntas. Vários partidos políticos já se manifestaram contra e até promoveram um abaixo assinado para impedir a transmissão do programa, noticia o jornal El País.

O partido político conservador ortodoxo, de inspiração calvinista — Partido Político Reformado —, foi um dos primeiros a manifestar-se contra a emissão do programa e o seu líder, Kees van der Staaij, o que mais se envolveu em tentar boicotar a estreia, promovendo o abaixo assinado.

Thierry Baudet, líder do partido de extrema-direita Fórum pela Democracia, também se manifestou contra dizendo que o programa vai promover a pedofilia. E Tuhanan Kuzu, deputado holandês de origem turca e fundador do Denk, diz que é uma loucura e as crianças devem ser protegidas.

Os promotores do programa, por outro lado, defendem que se trata de uma questão educativa necessária porque as ciranças só têm acesso a imagens de corpos nas redes sociais: em muitas famílias a nudez é tabu e nas escolas já não existem chuveiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apenas. Nus.” para mostrar às crianças o que é um corpo normal

O objetivo do programa “Gewoon. Bloot.” (“Apenas. Nus.”) é mostrar às crianças que o corpo humano pode ser muito diferente de pessoa para pessoa e que as imagens de corpos perfeitos que inundam as redes sociais não são necessariamente reais, lê-se no site do programa. Por isso, os adultos no programa não são modelos.

“As crianças são expostas a uma grande quantidade de anúncios todos os dias. A imagem que é apresentada é, frequentemente, manipulada e não aquilo com que um corpo se parece na vida real”, lê-se no site.

Os promotores do programa defendem que as pessoas têm uma imagem mais positiva do próprio corpo quando são expostos à nudez de corpos normais com mais frequência em vez de estarem sempre a ser confrontados com corpos aparentemente perfeitos. “Existem partes do corpo de todas as formas e feitios… e ninguém deve ter vergonha delas.”

“Não defendemos que todas as pessoas devam andar nuas o tempo todo e em todo o lado. Encaixa no contexto e conteúdo do programa mostrar pessoas completamente despedidas”, explicam os produtores.

No site, a NTR refere que, em 2019, a Kindertelefoon, uma linha de apoio telefónica para crianças dos oito aos 18 anos, analisou as perguntas das crianças dos oito aos 12 anos e que a maior parte das questões relacionadas com o corpo eram sobre o que era normal ou não normal.

Os produtores asseguram que o programa é apropriado, mesmo com adultos nus, uma vez que serão apenas corpos humanos despidos sem cariz sexual nem atos sexuais. O programa “não contém elementos nocivos, como violência, sexo, discriminação, linguagem imprópria ou imagens aterrorizantes”, asseguram.

Acrescentam ainda que os adultos foram criteriosamente selecionados em função dos motivos para estarem presentes, como uma das mulheres que sentia vergonha do seu corpo quando era criança e quer ajudar estas crianças a ultrapassarem esses problemas. Do lado das crianças, tanto estas como os pais estão informados do que será o programa e é pedido um consentimento informado às famílias.

O programa “Gewoon. Bloot.” terá oito episódios de 15 minutos e será transmitido às 19h20 de domingo (hora local) no NPO Zapp. O programa foi adaptado do “Ultra smider tøjet” dinamarquês (“Deita fora as roupas”) e é produzido pela Warner Bros. em conjunto com a NTR, com a colaboração do Centro de Conhecimento Rutgers para a Sexualidade.