A melhoria do ar e a redução dos gases de efeito de estufa, conseguida graças à redução da atividade económica e às medidas de confinamento impostas pela pandemia da Covid-19, está a chegar ao fim. Os níveis pré-pandémicos de poluição atmosférica já estão a regressar à normalidade devido ao progressivo desconfinamento das sociedades.

Acontecimentos de 2020: Um planeta a respirar melhor e o pesadelo dos descartáveis

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou imagens que demonstram a evolução da poluição atmosférica na China e em que é possível constatar um regresso das concentrações de dióxido de nitrogénio aos níveis de fevereiro de 2019 no país asiático. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Claus Zehner, o chefe da missão Copernicus, que divulgou estas imagens, confirmou a correlação entre o regresso da poluição e as medidas de desconfinamento.

Esperamos que a poluição atmosférica regresse à medida que os ‘lockdowns’ [medidas de confinamento] sejam levantados pelo globo”, disse Claus Zehner, citado pela CNN, acrescentando que espera que o aumento de dióxido de nitrogénio aconteça também na Europa “nas próximas semanas e meses”.

A China impôs inúmeras restrições para combater a pandemia da Covid-19. A sua economia e os níveis de poluição atmosférica estão a regressar à normalidade pré-pandemia.

O que a China (não) fez para evitar a pandemia. O resto do mundo pode pedir contas ao regime?