A GuestReady, uma startup internacional de gestão de unidades de alojamento local (AL) em plataformas online, adquiriu a portuguesa The Porto Concierge, revelaram as duas empresas esta quinta-feira. Rui Silva, antigo líder da startup portuguesa, passa a ser o Country Manager [diretor nacional] para Portugal da GuestReady. A compra — um negócio de equity [compra de ações da empresa] — foi feita por um valor não revelado.

Crowdfunding, parcerias e mais tecnologia. Como uma startup de Alojamento Local recupera da pandemia

Numa conferência de imprensa por videochamada, o líder e cofundador da GuestReady, Alexander Limpert , afirmou que o ano de 2020 “foi muito desafiante”. Contudo, com esta aquisição a empresa está “confiante” que “continuará a crescer”, mantendo as ambições de continuar a ser uma das principais empresas do seu género na Europa, e “também a nível global”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A startup sueca especializada no arrendamento a curto prazo de casas através do Airbnb, fica assim com uma ” uma carteira de mais de mil propriedades” em Portugal. Tendo sido uma aquisição, a GuestReady refere também que “os 50 colaboradores da The Porto Concierge” vão continuar a exercer funções na nova empresa “em posições locais e globais”.

Estamos entusiasmados e orgulhosos de receber a The Porto Concierge no Grupo GuestReady. Têm uma abordagem centrada no cliente e um conhecimento local inigualável do mercado português, enquanto a nossa plataforma tecnológica líder e a nossa excelência operacional permite que este incrível serviço ganhe escala”, diz a GuestReady

Rui Silva afirma que esta compra começou a ser falada “muito antes de a pandemia [da Covid-19] existir” e que foi consolidada no início deste ano. “A ideia de nos internacionalizarmos já vem desde meados de 2019”, refere ainda dizendo que o impacto do novo coronavírus no mercado. No final de 2020, Limpert revelou ao Observador que a GuestReady teve de conter custos para continuar a operar.

Crowdfunding, parcerias e mais tecnologia. Como uma startup de Alojamento Local recupera da pandemia

Com este negócio, os proprietários que utilizavam os serviços da Porto Concierge passarão a usufruir da plataforma da GuestReady que já é utilizada em vários países. Contudo, o objetivo continua a ser o mesmo: permitir que quem tenha alojamentos locais possa ter serviços “como os hotéis” para os seus clientes.

Trabalho remotamente permitiu alargar a visibilidade para os apartamento de curta duração”, dizem os agora responsáveis portugueses da GuestReady.

Os agora responsáveis da GuestReady em Portugal veem com otimismo o futuro do mercado. Em comunicado, a empresa refere que, em 2021, já têm cerca de 50% de ocupação, esperando chegar aos 70% em maio. Têm contribuído para estes números as novas tendências de arredamento de curto prazo que a pandemia gerou. “Vemos que as pessoas tiram cada vez tiram mais tempo para ficar nas casas arrendadas, ficando duas semanas de férias e a última já em teletrabalho”, exemplificam os responsáveis da empresa.

GuestReady. Investimento de 5 milhões de euros para startup que gere alojamento local

O Grupo GuestReady foi criado em 2016 e, atualmente, “presta serviços profissionais a investidores imobiliários, proprietários e anfitriões Airbnb em mais de 20 cidades em Portugal, Reino Unido, França, Suíça e Emirados Árabes Unidos”, refere a mesma nota. Ao todo, a empresa já vendeu “mais de um milhão e meio de noites a hóspedes, gerando receitas de arrendamento de mais de 50 milhões de euros”, refere a startup em comunicado.

GuestReady compra concorrente francesa e passa a liderar a gestão de alojamento local na Europa

A The Porto Concierge era uma das líderes de mercado em Portugal na gestão de propriedades para alojamento local no Grande Porto e no litoral norte. Ao todo, tinha mais de 600 imóveis na sua carteira. Criada em 2014, “quando o mercado do alojamento local ainda nem era conhecido”, diz Rui Silva, a startup implementou o conceito de “um hotel espalhado por toda a cidade”. A empresa oferecia opções de “conforto para os hóspedes” e disponibiliza uma plataforma de gestão para os proprietários controlarem os lucros, à semelhança da GuestReady.