O poder de um tachinho de feijoada ou de arroz de cabidela não deve ser subestimado. Levantar a tampa e sentir o vapor e o cheiro de uma receita tradicionalmente portuguesa é para muitos quase que um bálsamo. Dá conforto e faz-nos sentir bem — por muito que no final de o devorar possa precisar de uma água gaseificada ou algo do género. Em tempos de pandemia muita gente procurou para este tipo de cozinha como aconchego necessário para lidar com o afastamento da família e amigos, a doença, o medo… A prova disso mesmo é a quantidade de restaurantes que se dedicaram a servir, em registo de take-away ou entrega ao domicílio, este tipo de pratos.

A lista que se segue tem uma série deles, em Lisboa e no Porto. Estão entre os espaços mais afetados pelo impacto da pandemia e muitos deles, mesmo não tendo redes sociais ou grande visibilidade mediática, servem comida de qualidade inegável, daí um conselho: passe pelos que tem no seu bairro e pergunte se vendem para fora. O que aqui vai encontrar é um apanhando de projetos mais recentes ou com protagonistas mais experientes e casas mais clássicas que têm sempre em comum o facto de servirem boa comida tradicional portuguesa.

LISBOA

Adega Solar Minhoto

Avenida Rio de Janeiro, 29F, Alvalade. 218 489 493. De segunda a sábado, das 8h às 22h.

O bairro lisboeta de Alvalade será seguramente um dos que melhor oferta gastronómica tem e no capitulo da cozinha tradicional esta Adega Solar Minhoto é um dos restaurantes que lidera o pelotão. Como o próprio nome indica, é especializado na reconfortante cozinha típica do Minho, por isso não é de estranhar a fama de especialidades como os rojões, o bacalhau à minhota ou até a lampreia, quando é altura dela. O bitoque, claro, também é bem famoso. Na página de Facebook do restaurante pode consultar todas as semanas qual é a ementa válida para esses dias. Quando decidir o que escolher é só ligar, combinar a data e hora de entrega e voilá. O preço médio rondará os 10/15 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zé Pinto

Largo General Sousa Brandão, 2, Benfica. 217 787 783. De segunda-feira a sábado, das 11h45 às 15h e das 19h às 23h.

Esta zona de Lisboa tem uma boa quantidade de casas de comida famosas — veja-se a Adega da Ti’Matilde ou até o David da Buraca — e o Zé Pinto é uma delas. Intimamente ligado ao imaginário benfiquista (as fotografias do Eusébio e os logos do clube espalhados pelas paredes não enganam), aqui encontra o famoso entrecosto que muitos fazem quilómetros para comer. Nestes tempos de pandemia o negócio adaptou-se à realidade do take-away e há especialidades que mudam todos os dias: segunda é dia de bacalhau à lagareiro, coelho à caçador e favas com entrecosto; terça tem filetes de peixe galo com arroz de grelos ou vitelo à moda de Lafões; quarta há bacalhau cozido com grão e pernil assado no forno; quinta-feira pode escolher entre as pataniscas ou o pernil com arroz de feijão e, finalmente, na sexta-feira, quem manda é o cozido à portuguesa e o polvo à lagareiro. Ligue para lá, faça o seu pedido e empanturre-se.

Esquina da Fé

Rua da Fé, 60, Lisboa. 213 420 051. De segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 18h às 23h.

É um dos cantinhos mais bem escondidos da zona da Avenida da Liberdade, mas que merece ser conhecido de todos. A Esquina da Fé é um restaurante que bebe muito da cozinha típica do norte do país e prova disso são os famosos bifinhos recheados à moda de Chaves, com queijo e presunto — uma delícia especialmente reconfortante. Para lá disso há os clássicos grelhados e arrozes, sem esquecer salgados como os croquetes fritos na hora ou os pastéis de bacalhau. Passe por lá (tente ligar com antecedência, para saber o que há para comer nesse dia) e leve um pouco deste segredo lisboeta para casa. O preço médio ronda os 10/15 euros.

Solar dos Presuntos

Rua das Portas de Santo Antão, 150, Lisboa. 213 424 253. Todos os dias, das 10h30 às 20h.

O Solar dos Presuntos dispensa qualquer tipo de apresentação. A mítica casa lisboeta está a atravessar um período de extensas remodelações, mas nem isso os impediu de parar quietos. Realojaram a sua cozinha noutra morada e é de lá que saem clássicos intemporais como cabrito assado no forno, mão de vaca com grão, lampreia à bordalesa ou a rica sopa de peixe. Todas as quartas-feiras e sábados há também uma oferta especial: o famoso restaurante Rei dos Leitões envia para Lisboa uns quantos porquinhos crocantes para todos os que tiverem encomendado com antecedência. Verifique o site do Solar para esclarecer todas as dúvidas e ver o menu completo.

Taberna da Rua das Flores

Uber Eats. Rua das Flores, 103, Lisboa. 913 377 053. De segunda-feira a domingo, das 12h às 23h.

É um clássico contemporâneo: quando a pandemia se instalou e os restaurantes receberam ordem de encerramento a Taberna da Rua das Flores foi dos primeiros espaços a criar rapidamente uma resposta de take-away e delivery. Essa inovação foi um sucesso e a culpa, muito provavelmente, é de sugestões como os deliciosos pastéis de massa tenra ou de bacalhau, por exemplo, ou dos arrozes de grelos ou alho que os podem acompanhar, também. A ementa vai mudando com frequência mas na página do restaurante na aplicação Uber Eats, ou nas suas redes sociais, vai descobrindo tudo o que há de novo para provar. Uma dica: não deixe escapar a sanduíche de choco frito. Não se vai arrepender.

Lés-a-Lés

Campo Pequeno, Lisboa. 968 444 126. Todos os dias, das 12h às 22h30

Foi já em contexto de pandemia que este novo restaurante na Praça de Touros do Campo Pequeno decidiu portas. A coragem de remar contra a  maré acabou por compensar — foi um sucesso. O seu conceito baseia-se na ideia de viajar por todo o país — de lés-a-lés, lá está — através dos pratos que lhe vão sendo servidos. A evolução da situação pandémica e seus condicionantes fê-los apostar no take-away e mas no menu vai continuar a encontrar coisas como o típico maranho ou o clássico bacalhau à Brás. A par disso tem ainda rissóis, cozido à portuguesa e a alcatra com milhos fritos que vê na foto aqui em baixo. Consulte as redes sociais do restaurante para esclarecer qualquer dúvida que ainda tenha sobre o que pedir.

Pomar de Alvalade

Rua Marquesa de Alorna, 21C, Alvalade. 218 497 460. De segunda-feira a sábado, das 12h às 24h.

Começámos esta ronda de poisos em Lisboa no bairro de Alvalade e é lá que terminamos também — e logo com um clássico. A fama dos caracóis do Pomar de Alvalade dispensa apresentações mas os adeptos de boa comida portuguesa ficarão contentes de saber que nesta casa há mais para lá disso. O restaurante atualiza todos os dias, na sua página de Facebook, aquilo que poderá encomendar e há de tudo um pouco: da açorda de gambas ao peixe espada grelhado, da alheira de caça com ovo aos lagartos de porco preto. Mantenha-se a par das novidades.

PORTO

Restaurante Vapor

Rua da Praia, 39, Afurada. 930 501 087. De terça-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h (domingo das 12h às 15h).

É na zona da Afurada, em Vila Nova de Gaia, que encontra esta casa especializada em tudo o que vem do mar e sabe bem. O Restaurante Vapor adaptou-se bem a esta altura de restrições pandémicas e de serviços de take-away e por isso mesmo nã deixa de sugerir alguns petiscos como pataniscas, salada de polvo, bacalhau na brasa, mexilhões com molho verde, arroz de pato ou até um suculento costeletão de novilho. Na página de Facebook do Vapor vai encontrar com regularidade os menus atualizados e outras campanhas — neste momento têm uma a decorrer virada para o dia do Pai — por isso não tem desculpa para não levar para casa um bocadinho de mar. O preço médio anda pelos 15 euros por pessoa.

Restaurante Pombeiro

Rua Capitão Pombeiro, 218, Porto. 225 097 446. De segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h.

Este Pombeiro é um dos vários (imensos!) poisos de boa comida tradicional portuguesa na zona do Porto e apesar de ter sido obrigado, como toda a restauração, a fechar as portas aos clientes, deixou uma frincha aberta para o serviço de take-away. Todos os dias vai aqui encontrar sugestões como o clássico caldo verde, o bacalhau à lavrador com broa, o folhadinho de alheira ou até o clássico polvo à lagareiro. É nas suas redes sociais que vai mantendo a clientela a par dos pitéus do momento e é aí também que encontra todas as indicações necessárias para encomendar uma refeição.

Casa Nanda

Rua da Alegria, 394, Porto. 225 370 575. De terça-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h (domingo das 12h às 15h).

Papas de sarrabulho e rojões? Check. Cabrito Assado em Forno a Lenha com batata assada, arroz de forno e Grelos? Check. Massa de bacalhau? Check. Tripas à moda do Porto? Check, check, check! Na casa Nanda não há petisco tradicional que falhe e todos os domingos há um novo para o fazer lambusar os talheres — e os dedos, caso esteja à vontade para isso. Com preços a rondar os 15 euros por pessoa, este restaurante propõe uma série de especialidades tipicamente portuguesas que pode desfrutar em casa. Mantenha-se a par das novidades e saiba que aqui vai sempre encontrar um pouco de tradição para comer de faca e garfo.

Adega Escondida

Rua de Costa e Almeida, 255, Porto. 917 886 011. De terça-feira a sábado, das 12h às 14h30 e das 18h30 às 21h30.

Também a fazer justiça à ideia de que o norte do país é lugar de boas comidas temos esta Adega Escondida, um espaço que conjuga com gosto o moderno e o tradicional sendo que, este último, vive e transborda na ementa da casa. Como casa de gastronomia típica por excelência, a Adega Escondida tem à disposição, em registo take-away, especialidades como o inevitável bacalhau à Brás, a pá assada com castanhas, o reconfortante empadão de carne ou até as pataniscas com arroz de feijão. Em funcionamento desde 1937, este poiso vai atualizando o seu menu com frequência, mediante a melhor altura de cada ingrediente que usam, mas o preço médio por pessoa anda sempre por volta dos 15 euros.

O Gaveto

Rua Roberto Ivens, 826, Matosinhos. 229 378 796. Todos os dias, das 12h às 22h30.

Aí está mais outro clássico. O famoso Gaveto viu-se obrigado a adaptar aos tempos de hoje e às consequências do estado pandémico criando um serviço de take-away que não fica nada atrás do trabalho de excelência que sempre proporcionaram a todos os que  o visitaram. Conte com as já famosas torrentes de marisco fresco — dos percebes à santola fresca, passando pelo camarão tigre e o lavagante — mas também pratos mais “robustos” como o arroz de marisco, a lampreia (que estão a servir neste momento), ou o entrecosto de boi com batata. Toda a carta, bem como os especiais de cada dia da semana,são consultáveis no site do restaurante por isso não tem desculpa para deixar escapar um repasto destes. Os preços médios andam entre os 25 a 30 euros por pessoa.

O Astro

Rua da Estação, 16/18, Campanhã. 225 360 066. De segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

Porque nem tudo na vida pode ser só grande pratadas ou tachos fumegantes, o famoso O Astro aparece aqui para assinalar a icónica bifana à moda do Porto. Servida em pão bijou, a carne de porco às tiras, embebida num molho avermelhado que nos dá a volta às papilas gustativas, a bifana é uma boa solução para aquele almoço ou jantar rápido de quem está em teletrabalho ou a gerir os miúdos. Mas há mais: também não faltam petiscos como umas moelas ou o viciante pica-pau, por exemplo. Na página de Facebook deste clássico de Campanhã tem toda a informação sobre o que pode pedir, quando, como e a que preço (em média à volta dos 10 euros). Passe por lá.

Têsto — Comeres Caseiros

Uber Eats. Entregas disponíveis nas zonas de Boavista, Carvalhido, Cedofeita, Foz, Baixa do Porto, Paranhos.

Depois do sucesso das cervejarias Brasão e da fama conquistada no refinado O paparico, o empresário portuense Sérgio Cambas aproveitou a pandemia para lançar este projeto de comida de conforto que pretende aquecer corpo e alma. Existindo unicamente no mundo digital — não tem espaço físico –, este Têsto – Comeres Caseiros está recheado de grandes clássicos como a jardineira, o rancho, vitela assada “à Padeiro”, bacalhau à Zé do Pipo e a inevitável francesinha. Passe pelo site oficial deste projeto e conheça o menu completo, bem como as várias e interessantes sugestões vínicas que podem acompanhar o seu petisco. O preço médio rondará os 15/20 euros por pessoa.