Investigadores portugueses das universidades de Aveiro, Porto e Minho estão a desenvolver solas de sapatos contra o coronavírus, um projeto que está quase na fase final e que em breve chega ao mercado, adianta o Expresso.

O “Safety Materials for Shoes” (SM4S) resulta de um consórcio que reúne vários centros de investigação — o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), o Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) — e a empresa de calçado Ropar/Arcopedico, de Vila do Conde.

Está em causa uma tecnologia que não põe em causa o material. “A solução proposta consiste na aditivação de um ou mais constituintes das solas com agentes antivíricos, sem alteração das propriedades intrínsecas do material final, nomeadamente das suas caraterísticas mecânicas”, referem os investigadores, citados pelo jornal. “Desta forma, um dos meios mais propensos à transmissão do vírus estará controlado e ajudará no combate à covid-19, sobretudo, em locais de acesso generalizado, como serviços de saúde ou comércio”.

Além de poder combater o coronavírus, na medida em que o chão é um potencial transmissor, os investigadores estudam ainda o potencial desta tecnologia contra fungos, conta o semanário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR