Livraria Lello

R. das Carmelitas 144, Porto. Sábado e domingo, das 10h às 13h (de terça a sexta, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 e às 17h30). Entrada livre

Para quem tem saudades de ir a uma livraria: dois meses após o confinamento que obrigou as livrarias do país a encerrarem as portas, a Livraria Lello volta a abrir ao público. O regresso aconteceu esta semana quando excecionalmente abriu na segunda-feira. Depois de tanto tempo indisponível, logo após as comemorações do seu 115.º aniversário, a Lello retoma a atividade, como dita o plano de desconfinamento do Governo, com uma benesse: a entrada é livre para todos os leitores, até porque o conselho de administração do histórico estabelecimento considera os livros “bens de primeira necessidade”, capazes de ter um impacto positivo na saúde mental e na qualidade de vida da população.

A livraria reabriu esta segunda-feira (© divulgação)

SOI

Delivery e take-away

Para quem não perde um desconto: até ao final de março, o restaurante SOI oferece dois baos à escolha na encomenda de Korean Pork Ribs (14 euros), seja em pedidos de take-away ou delivery. A campanha, válida até 31 deste mês, inclui os baos que completam o menu do restaurante: dos mais tradicionais, como o de camarão, barriga de porco ou pato, aos mais recentes, como o Bao Pakora ou o Bao Chiken Tsu — o primeiro aposta numa tempura de legumes e geleia de chili, sendo que o segundo consiste em frango frito caramelizado em molho chinês com pickles. A cereja no topo do bao? O Izanagi, que também pertence ao Grupo SushiCafé, oferece até ao fim de março uma entrada à escolha para quem encomendar um produto dentro da categoria “Sushi&Sashimi”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Bao Pakora é uma das propostas do restaurante SOI (© DR)

Brunch da Mercantina

Delivery e take-away

Para não dispensa celebrar o dia do pai: o brunch da Mercantina Alvalade e do Bistro 37 está disponível de sexta a domingo, das 10h30 às 15h, e inclui propostas como iogurte grego com granola e fruta, tosta de salmão fumado, ovos rotos trufados com presunto, croqueta basca, panqueca e sumo de laranja natural, entre outras bebidas. Além disso, a Mercantina junta-se ao Jardim Zoológico para celebrar a efeméride, ao promover um passatempo no Instagram, disponível a partir desta sexta-feira, o qual oferece duas refeições duplas em delivery/take-away ou in loco quando o restaurante abrir e ainda dois bilhetes duplos para visitar o Zoo quando este estiver aberto ao público — é possível participar até às 23h59 do dia 23 de março.

A croqueta basca faz parte do brunch da Mercantina © DR

The Sandeman Gallery

Online

Para quem o vinho é arte: a Sandeman desafiou o artista urbano Mário Belém a criar novas peças de arte inspiradas na marca de vinho do Porto, incluindo anúncios e colaborações históricas, que podem agora ser “visitadas” na recém-criada The Sandeman Gallery. A galeria online é um convite a revisitar peças, desenhos, pinturas e outros trabalhos que fazem parte da identidade da marca centenária. A Mário Belém, ilustrador digital e artista gráfico, foi-lhe dada a oportunidade de mergulhar no património iconográfico da marca para, assim, desenvolver peças originais — para o efeito recorreu, inclusivamente, a uma linguagem próxima da street art. A relação da Sandeman com o universo da arte não se esgota aqui. Exemplo é a parceria com o escocês George Massiot-Brown, autor da figura “The Don”, criada em 1928, cujo chapéu típico de Jerez de la Frontera casa com a tradicional capa preta usada pelos estudantes universitários portugueses.

A Sandeman convidou o artista Mário Belém para trabalhar a partir da iconografia da marca (© Mário Belém)

“Cocotte by Diogo Rocha”

Delivery. 80 euros para duas pessoas. Sábado e Domingo com entregas até às 13h. Reservas até 48 horas de antecedência. Tel.: 961158503

Para os amantes da cozinha Michelin: o chef aos comandos do Mesa de Lemos, o único restaurante da zona Centro do país a possuir a tão cobiçada estrela, criou um serviço premium em Viseu de entrega ao domicílio chamado “Cocotte by Diogo Rocha”. O serviço aposta num prato por semana e está concentrado aos fins-de-semana. Os pratos são confecionados na “cocotte” de porcelana e devem ser terminados em casa — são para duas pessoas e mudam todas as semanas. O azeite e os vinhos da Quinta de Lemos também podem ser encomendados e a panela não serve apenas de recipiente à receita criada por Diogo Rocha, sendo oferecida com o prato, além de vir dentro de um saco de pano de tecido concebido pela marca de têxteis Abyss & Habidecor. A entrega é personalizada, feita pela equipa ou até pelo próprio chef, e o serviço custa 80 euros. A iniciativa vai começar por estar disponível no concelho de Viseu, mas poderá estender-se a outras zonas do país.

O serviço só está disponível, por enquanto, no conselho de Viseu (©DR)

Barata x Livraria Bizantina

Avenida de Roma 11-A. Tel.: 21 842 8350. Sábados e domingos, das 09h às 13h (de segunda à sexta, das 10h às 20h)

Para pôr a leitura em dia: a Livraria Bizantina, que há quase três décadas é uma referência no mundo alfarrabista, está agora presente na Barata, que abriu as portas na Avenida de Roma, em Lisboa, em 1957. Agora, anuncia, através de uma publicação no Facebook, que vai disponibilizar uma bancada dedicada aos livros vindos da Bizantina, obras que vêm, assim, “enriquecer o portefólio” da oferta existente. Apesar de o confinamento ter trazido condicionantes ao negócio, a Barata ajustou o negócio e passa agora também a disponibilizar livros com edições em língua original inglesa. A oferta é, por enquanto, pequena, mas a ideia é “ir enriquecendo o leque de opções, todos os meses”.

A Barata tem agora livro da Bizantina (©DR)

Breach Theatre

Até 31 de março, sala online do Teatro do Bairro Alto. 3 euros

Para os amantes de teatro: chama-se “It’s True, It’s True, It’s True” e chega à sala online do Teatro do Bairro Alto pela Breach Theatre, uma jovem companhia de performance multimédia que colabora com diferentes intérpretes cuja intenção é criar “espetáculos politicamente empenhados”. A peça reencena o julgamento de 1612 de Agostino Tassi pela violação da pintora barroca Artemisia Gentileschi e é baseada nas transcrições do tribunal — o julgamento durou sete meses e, à época, cativou a atenção da Roma renascentista. “Misturando mito, facto e comentário, esta é a história de como uma mulher se serviu da sua arte como vingança, tornando-se um dos maiores pintores da sua geração”, lê-se no comunicado de imprensa. A peça está disponível até ao final do mês, tem uma duração de 60 minutos tem legendagem em português.

A peça tem uma duração de 60 minutos (©Richard Lakos for The Other Richard)

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.