Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da TAP, diz em entrevista ao Jornal de Negócios que a Comissão Europeia ficou muito agradada com os acordos de emergência com os sindicatos e que deve aprovar plano de reestruturação da companhia aérea “entre abril e maio”.

O responsável confirma que o Governo já pediu a Bruxelas para dar um apoio financeiro (intercalar) à TAP de 463 milhões de euros e “a Comissão Europeia costuma ser célere na apreciação destes pedidos”. “A estimativa é que possa demorar uns dias, até final de março”, diz Miguel Frasquilho, indicando que esse dinheiro dará para “uns meses” mas garantindo que “a equipa da TAP monitoriza, juntamente com o Estado, numa base diária, para que não haja nenhum percalço” na tesouraria.

Tivemos já várias interações com a Comissão Europeia. Não posso entrar em pormenores, mas as reuniões têm decorrido num clima construtivo e positivo, e as métricas do plano, grosso modo, não foram colocadas em causa. A minha sensação é que a Comissão Europeia considera o plano sólido, credível e resiliente. Isto são boas notícias”, diz Miguel Frasquilho.

Em particular, Bruxelas terá ficado “muito agradada” com os acordos de emergência com os sindicatos, porque considera que esses acordos mostraram que os “sindicatos tiveram sentido de responsabilidade”. “No atual contexto não há soluções boas, há as menos boas, mas necessárias”, remata Miguel Frasquilho, acrescentando que apesar da evolução da pandemia “não damos 2021 como perdido em termos de objetivos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR