A época áurea do Campeonato do Mundo de Ralis coincidiu com o domínio dos carros do Grupo B, monstros em termos de potência, apêndices aerodinâmicos e uma rapidez incrível em qualquer tipo de piso. Um dos melhores representantes desta raça de puros-sangue foi o Peugeot 205 Turbo 16, modelo que se estreou na parte final da época de 1984, para depois se sagrar campeão de pilotos e construtores em 1985 e 1986, ano em que os Grupo B foram extintos, devido aos acidentes e vítimas que causaram. Recorde aqui o percurso do modelo no ano de estreia:

De acordo com o regulamento da altura, os Grupo B obrigavam à produção de 200 unidades de série, com homologação para circular na via pública, que depois serviriam de base para a versão de competição. A Peugeot fabricou as duas centenas de 205 T16, todos eles pintados de cinzento, à excepção dos 20 entregues ao departamento de competição e de outros quatro, decorados com as cores dos carros oficiais. E é exactamente um destes modelos que vai ser leiloado a 21 de Março, através da Aguttes On Wheels, com a expectativa de poder reunir propostas entre 300.000€ e 400.000€.

O 205 T16, mesmo nesta versão de estrada, foi concebido como carro de competição, com toda a frente e a traseira em fibra a poderem ser completamente abertas, para que em competição o acesso à mecânica fosse mais fácil. O motor da versão de estrada é o mesmo bloco em ferro derivado do diesel, com quatro cilindros e 1,8 litros, com cabeça de 16 válvulas e um turbocompressor (e daí o “Turbo 16”).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este motor, instalado transversalmente em posição central traseira, fornecia ao Peugeot 200 cv na versão homologada para circular na via pública, mas quase o dobro na primeira versão de competição, utilizada em 84 e em parte de 85, que depois seria incrementada com a introdução do 205 T16 Evo 2.

A unidade que vai ser leiloada durante a próxima semana tem o chassi com o número 33 e, segundo o proprietário, ganhou mais 30 cv com um incremento de pressão do turbocompressor. O odómetro acusa 9900 km e o estado de conservação parece perfeito. Se esta é uma versão homologada para estrada, recorde aqui como era a versão de competição, já na versão Evo 2: