Depois da tempestade da eliminação na Liga dos Campeões, a bonança e em vários capítulos: após ter feito o seu segundo hat-trick pela Juventus na Serie A frente ao Cagliari (terceiro nos bianconeri), o que permitiu reforçar a liderança da lista dos melhores marcadores da liga transalpina, Cristiano Ronaldo foi eleito na noite desta sexta-feira o Melhor Jogador da temporada de 2019/20 pela Associação dos Futebolistas Italianos.

“O quê? O quê?”: Ronaldo faz o hat-trick mais rápido da Serie A desde 2006, dá vitória à Juventus e leva 23 golos em 23 jogos da Liga

Além de ter sido campeão, o avançado português terminou ainda como o segundo melhor marcador da competição, numa corrida ganha nas últimas jornadas por Ciro Immobile que valeu ainda ao italiano o prémio de Bota de Ouro à frente de Robert Lewandowski (o único troféu que o polaco do Bayern não ganhou na última época). Em paralelo, Ronaldo entrou no Onze do Ano com mais dois jogadores da Juventus, o central Bonucci e o avançado Dybala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além do trio bianconeri, foram também distinguidos De Vrij e Barella, do Inter; Donnarumma e Theo Hernández, do AC Milan; Luís Alberto e Immobile, da Lazio; e Gosens e Papu Gómez, da Atalanta. Gian Piero Gasperini, o milagreiro que levou a Atalanta a nova participação na Champions, foi eleito o Melhor Treinador.

“Quero agradecer a todos os meus colegas de equipa que tornaram a minha vitória possível e a todos aqueles que votaram em mim. A consistência, a confiança, o trabalho e a paixão são os segredos para desfrutar do futebol. Todos estes fatores devem coexistir todos os dias, caso contrário é impossível jogar neste nível aos 34, 35, 36, 40 anos. É preciso motivação e muita disciplina”, comentou o capitão da Seleção na cerimónia virtual. “Foi um ano estranho mas a nível pessoal e coletivo foi positivo porque vencemos a liga. No início era difícil jogar em estádios vazios mas o nosso objetivo era ganhar a Serie A e conseguimos”, acrescentou, dizendo ainda que o golo apontado frente à Sampdória em que voou por cima dos centrais foi “o melhor de cabeça na carreira”.

Ronaldo repete assim a conquista da época de estreia em Turim, numa temporada onde ganhou “apenas” a Serie A depois de ter juntado Campeonato e Supertaça em 2018/19. Em 2020/21, a Juventus garantiu o apuramento para a final da Taça de Itália frente à Atalanta mas ocupa o terceiro lugar na Serie A, a um ponto do AC Milan mas a dez do Inter tendo menos um jogo. Em termos pessoais, o português está agora a ter a época com melhores números, com um total de 23 golos noutros tantos jogos no Campeonato e 30 entre todas as competições.

Ronaldo é o melhor jogador da Serie A italiana