Os produtores da cerimónia dos Óscares não aceitam que os nomeados participem virtualmente no evento, mesmo com as restrições impostas pelas autoridades de saúde em resposta à pandemia: “Estamos a fazer tudo para termos uma noite segura e agradável para todos pessoalmente, bem como para todos os milhões de fãs de cinema pelo mundo, e sentimos que a coisa virtual diminuirá esses esforços”.

A mensagem de Steven Soderbergh, Stacey Sher e Jesse Collins foi enviada numa carta aos artistas nomeados e afirma perentoriamente que, “para aqueles que não puderem comparecer devido a um compromisso ou contínuo desconforto em viajar, queremos que saibam que não haverá a opção de entrar pelo Zoom no espetáculo“. A organização promete enviar diretivas para quem precisa de viajar para entrar em Los Angeles.

Estas regras convergem das que foram adotadas noutras cerimónias de entregas de prémios em Hollywood, como os Emmys ou os Globos de Ouro, em que os nomeados puderam participar à distância. Mais: enquanto nesses espetáculos as pessoas puderam utilizar roupa mais casual, os Óscares exigem aos participantes que não o façam, mesmo tendo prometido uma cerimónia “intimista”.

“O nosso objetivo é uma fusão de inspiração e aspiração — o que, na verdade, significa que formal é totalmente aceitável se quiserem comparecer, mas casual realmente não é“, diz a carta citada originalmente pelo site Deadline e noticada pela BBC. O documento também deixa um recado sobre os discursos: “Com grande liberdade vem grande responsabilidade, e se se está a questionar sobre o que queremos dizer, queremos dizer para ler a sala”.

“Conte uma história. Se estiver a agradecer a alguém diga o nome dela, não o cargo. Não diga: ‘A minha gerente, a Peggy’, diga apenas Peggy. Torne as coisas pessoais”, criticaram os produtores dos Óscares: “As pessoas aborrecem-se quando vêm um vencedor com um pedaço de papel nas mãos“, continua o documento, concluindo que o espetáculo se pretende mergulhada num “sentimento de interação casual” e “bom humor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR