786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim. Seis mortes e 450 casos (menos do que no domingo anterior) em Portugal. Mas estão mais 21 pessoas internadas

Este artigo tem mais de 3 anos

O número de internados aumentou (mais 21 pessoas em hospitais) e os casos ativos de infeção também (pela 1ª vez em quase dois meses). Mas os casos mantêm-se abaixo dos 500 e as mortes de uma dezena.

O número de internados em hospitais portugueses voltou a aumentar ao longo das 24 horas de este sábado
i

O número de internados em hospitais portugueses voltou a aumentar ao longo das 24 horas de este sábado

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O número de internados em hospitais portugueses voltou a aumentar ao longo das 24 horas de este sábado

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Nas 24 horas de este sábado, as autoridades de saúde detetaram mais 450 infeções com o coronavírus em Portugal. Há também registo de mais seis mortes de pessoas infetadas com SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19.

Os números constam de mais um boletim diário da Direção-Geral da Saúde relativo à evolução da pandemia no país, divulgado este domingo.

O número de novos casos, 450, eleva para 817.530 o número de pessoas identificadas oficialmente pelas autoridades de saúde como infetadas (com teste de diagnóstico positivo) desde que a Covid-19 chegou a Portugal, em março do ano passado. E é menor do que o número de novos casos reportados no mesmo dia da semana anterior (541, mais 91) e do que há duas semanas (682, mais 232) refletindo ainda os efeitos do confinamento decretado.

No pico da pandemia em Portugal, no final do mês de janeiro, chegaram a ser identificados mais de 16 mil casos de infeção. Ou seja, 32 vezes mais do que os números agora reportados.

Já o número de mortes em 24 horas é o mais baixo desde 10 de outubro — há mais de cinco meses —, dia em que o boletim da Direção-Geral da Saúde reportava cinco óbitos nas 24 horas anteriores. No final de janeiro, chegaram a morrer (em dois dias distintos) mais de 300 pessoas em 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este é o segundo dia consecutivo em que o número de vítimas mortais nesse período de tempo é inferior a uma dezena. Nas 24 horas anteriores, as autoridades de saúde tinham reportado mais oito mortes. Desde a chegada da Covid-19 a Portugal já morreram mais de 16 mil pessoas (16.768) infetadas com o coronavírus.

Mais 21 pessoas nos hospitais do que há 24 horas

Em contraponto com o número de óbitos, o número de doentes com Covid-19 que estão hospitalizados em Portugal voltou a aumentar ao longo das últimas 24 horas. Às 00h de domingo, estavam internadas em unidades hospitalares 765 pessoas. Tal representa um aumento de 21 internados face às 0h de sábado.

O aumento do número de pessoas internadas em Portugal com Covid-19 quebra um ciclo de cinco dias consecutivos com diminuição na ocupação dos hospitais portugueses afeta à pandemia. Numa comparação de mais longo alcance, os hospitais portugueses tinham há exatamente uma semana quase mil pessoas internadas (976), mais 211 do que às 0h de este domingo.

Já o número de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI), zonas hospitalares dedicadas a tratar os casos mais graves de doença, mantém-se inalterável: entre novas entradas e saídas, estavam às 0h de este domingo 170 pessoas em UCI, o mesmo número de doentes da véspera.

Casos ativos voltam a subir, o que não acontecia há quase dois meses

O aumento mais significativo ao longo das últimas 24 horas registou-se na evolução do número de casos ativos de infeção, um dado estatístico que identifica o número de pessoas dadas como estando infetadas com o novo coronavírus no preciso momento da contabilização — excluindo, assim, todos os que entretanto recuperaram e os doentes que não resistiram. Isto porque há quase dois meses que o número de casos ativos não aumentava em Portugal.

Feitas as contas, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde, às 0h de este domingo 33.443 pessoas eram dadas como estando atualmente (ainda) infetadas, mais 49 do que à mesma hora da véspera. Desde o dia 31 de janeiro que o boletim da DGS não reportava um aumento dos casos ativos no país ao longo de 24 horas.

Para este aumento dos casos ativos, ainda que ligeiro, muito contribuiu o número ténue de altas dadas ao longo das últimas 24 horas: só 395 pessoas foram dadas como passando a estar recuperadas ao longo de sábado, um número inferior ao número de novos casos de infeção detetados (450).

Desde a chegada da pandemia a Portugal, já foram dadas como recuperadas da infeção mais de 765 mil pessoas (767.319 pessoas).

Norte e LVT com 298 dos 450 casos, Madeira com mais 31 infeções

Dos 450 novos casos do país, quase 300 (298) foram detetados nas duas regiões mais habitadas do país: Lisboa e Vale do Tejo e Norte. Em Lisboa e Vale do Tejo foram identificados 154 novos casos e na região Norte mais 144 infeções.

Seguem-se, nas regiões mais atingidas, a zona Centro (+67), a Madeira (+31), o Alentejo (+24), o Algarve (+21) e os Açores (+9).

Um terço das vítimas mortais tinha entre 60 e 69 anos

Das seis pessoas que morreram ao longo das últimas 24 horas em Portugal, nenhuma tinha menos de 60 anos. Duas das seis vítimas (um terço), porém, tinham entre 60 e 69 anos, de acordo com os dados divulgados pela DGS.

Uma das vítimas mortais tinha entre 70 e 79 e as três restantes — metade do total de novos óbitos — tinham 80 anos ou mais.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora