O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou esta terça-feira, com 30 votos a favor, 15 contra e duas abstenções, uma resolução proposta pela Venezuela que condena o “bloqueio internacional” contra o país, anunciou o chefe da diplomacia venezuelana.

O anúncio foi feito através da rede social Twitter pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, em que divulga a lista dos países que votaram na condenação do bloqueio, os que disseram não à proposta venezuelana e os que se abstiveram.

“Hoje foi aprovada pelo Conselho de Direitos Humanos da UN [CDH] a resolução sobre o impacto negativo das sanções unilaterais no desfrute dos direitos humanos (dos venezuelanos)”, explicou o ministro. Segundo Jorge Arreaza, o impacto negativo “é tão óbvio, que por uma ética elementar, os países que votaram contra deveriam perder o seu lugar no CDH”.

Caracas insiste que as “ações unilaterais, arbitrárias e ilegais impostas pelos Estados Unidos contra a Venezuela se têm traduzido num bloqueio económico e financeiro, em detrimento dos Direitos Humanos da sua população”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Venezuela insiste que devem ser respeitados “os princípios de não ingerência” e que “a objetividade e o diálogo devem impor-se sobre a pressões imperiais”.

Segundo Jorge Arreaza, votaram a favor da proposta os seguintes países: Argentina, Bahamas, Bahrein, Bangladesh, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, China, Costa do Marfim, Cuba, Eritreia, Fiji, Gabão, Índia, Indonésia, Líbia, Malaui, Mauritânia, Namíbia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Rússia, Senegal, Somália, Sudão, Togo, Uruguai, Uzbequistão e a Venezuela.

Contra a proposta votaram Áustria, Brasil, Bulgária, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Ilhas Marshall, Países Baixos, Polónia, Coreia do Sul, Ucrânia e Reino Unido.

A Arménia e o México abstiveram-se.