A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) revelou esta quinta-feira que em janeiro 72% dos hotéis em Fátima se encontravam fechados, taxa que pode ser replicada em março, e adiantou que existem intenções de venda de algumas unidades.

Numa informação enviada à agência Lusa, a ACISO refere que há dois meses auscultou os empresários da hotelaria e, das 61 respostas, “72% das empresas encontravam-se encerradas” e, destas, “88% não tinham qualquer previsão de data de abertura”, enquanto “10% previa abrir em março”.

“Dois por cento das empresas responderam que ponderavam não reabrir, estando a pensar avançar para a insolvência“, avança a mesma informação, sendo que os dados podem ser replicados este mês, porque a situação decorrente da pandemia de Covid-19 não sofreu alteração.

A presidente da ACISO, Purificação Reis, acrescentou que a associação tem “conhecimento de algumas unidades com maiores dificuldades de sobrevivência”, mas não tem “informação relativamente a números de processos de insolvência que tenham iniciado”.

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“Existem intenções e interesse de venda de algumas unidades, talvez ronde a meia dúzia, o que é, naturalmente, consequência direta da forte crise que o setor atravessa”, declarou Purificação Reis.

Salientando que “o parque hoteleiro de Fátima é forte e resiliente” e que, “na sua maioria, está devidamente preparado para reabrir”, assim que o fluxo turístico retorne, a presidente da ACISO reconheceu, contudo, que “os empresários têm problemas e dificuldades sérias para manterem as suas estruturas em funcionamento e para fazerem face a todos os custos e encargos numa situação de ausência total de receitas”.

“As diversas medidas de apoio disponíveis ajudaram, mas, infelizmente, sabemos que não são suficientes para resolver todos os problemas. Penso que será difícil a manutenção de toda a oferta hoteleira tal como a conhecíamos”, sustentou.

Para Purificação Reis, “a retoma do turismo vai ser lenta e vai ainda ser mais lenta no segmento do turismo religioso, o qual depende muito de mercados extraeuropeus, nomeadamente do asiático e do sul-americano”, pelo que se perspetivam “anos de dificuldade acrescida para os empresários do setor”.

A motivação para visitar Fátima não desaparecerá, talvez até saia reforçada com a pandemia, assim que retornem as necessárias condições de mobilidade e segurança”, sustentou.

Purificação Reis observou que “o setor já estava em mudança” e essa mudança vai acelerar-se, “sendo importante que os agentes económicos se adaptem rapidamente a estas novas realidades”.

“O turista é cada vez mais sensível à procura de destinos sustentáveis e amigos do ambiente. Os jovens têm tendência a organizar a sua própria viagem com recurso à internet e as viagens organizadas e em grupo serão mais procuradas pelo turista sénior, que quer um pacote que alie segurança, saúde, apoio especializado, diversão e vivência do local, das suas gentes e culturas”, exemplificou.

Para a presidente da ACISO, “o turismo religioso, e particularmente Fátima, reúne um conjunto de características que o tornam um destino especial com condições para dar resposta a muitas destas motivações do turista”, esperando que “a estrutura empresarial consiga sobreviver e manter-se em funcionamento até à retoma do setor”.

O vice-presidente da Associação de Hotelaria de Portugal Alexandre Marto antecipa que, embora “as interrogações sejam muito maiores do que as respostas nesta altura”, vai haver “uma concentração maior de empresas na aviação, na operação turística e na hotelaria, e, consequentemente, algumas das pequenas empresas terão ainda mais dificuldade em sobreviver”.

“Julgo que no segundo semestre de 2022, se não existirem surpresas do ponto de vista sanitário, teremos uma recuperação total”, declarou Alexandre Marto, considerando existir “uma vontade enorme das pessoas, em todo o mundo, de viajar”.

“Acredito que logo que as pessoas tenham uma oportunidade – sentirem-se seguras – irão viajar”, adiantou, notando que “o nível de poupança mundial está em níveis elevadíssimos e a vontade de viajar também e isso é a receita perfeita para provocar viagens de vingança, pessoas que querem ter uma desforra de todo este tempo em que estiveram confinadas”.

Alexandre Marto sublinhou que “a vacinação está a ser feita por idades e, portanto, as pessoas mais velhas, que antes estavam muito retraídas e não queriam viajar, serão as primeiras a ter condições para o fazer” e “Fátima é destino destes mercados e de pessoas de maior idade e que estarão vacinadas”.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, apontou a possibilidade de a pandemia de Covid-19 “mudar muito os negócios” como se conheciam até aqui, considerando que “a hotelaria vai ter de se readaptar”.

“Provavelmente é mais complicado [na hotelaria]. Nalguns casos já não basta a perceção de que o selo ‘clean & safe’, as boas práticas, os bons instrumentos serão suficientes para captar turistas, vão ter também eles [hoteleiros] de se reinventar neste trabalho de aproximação àquilo que são as expectativas e exigências dos clientes”, acrescentou Pedro Machado.

Hoteleiros de Fátima desolados com mais uma Páscoa sem turistas

As celebrações da Páscoa, que tradicionalmente marcam o início da época alta em Fátima, não terão turistas pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de covid-19, uma desolação para os hoteleiros da cidade-santuário.

“Eu esperava reabrir o hotel na Páscoa, porque é uma data que diz tudo aos cristãos. Sinto-me desolada, desanimada”, disse à agência Lusa a diretora do Hotel Alecrim, Natália Neves, considerando esta “uma época importantíssima, não pelo volume de negócios, mas pelo significado”.

Recordando que na Semana Santa se deslocavam a Fátima muitos espanhóis, Natália Neves salientou que era “um sinal importantíssimo na antecipação da época alta”.

O ano passado, a unidade, de 53 quartos, abriu de agosto ao final de outubro todos os fins de semana e nos dias 12 e 13 quando coincidiam com dias úteis, mas com “um número insignificante de peregrinos”. Este ano, a diretora prevê reabrir a unidade até maio. “Mas é sempre uma interrogação. Haverá 12 e 13 de maio? E outras peregrinações vão ser permitidas? Há movimento para se criar um posto de trabalho?”, questionou.

Menos dias esteve aberto o Hotel VillaFátima no ano passado. Aristides Mendes, o proprietário, concretizou: “Dois dias em janeiro e dois dias em fevereiro”. Os encargos elevados e a ausência de procura são as justificações para o encerramento quase pleno em 2020, mas também para este ano.

Este ano não conto abrir“, confessou, reconhecendo “um certo desalento” no momento atual e dúvidas quanto ao futuro: “A recuperação [económica] vai demorar uns quatro anos, mas duvido que seja para níveis pré-pandemia”. Ao contrário, o Hotel Santa Maria não fechou portas no último ano.

Sempre tivemos clientes residentes habituais aos quais não poderíamos deixar, nestes tempos de pandemia, de continuar a oferecer os nossos serviços. É uma forma de agradecer o facto de nos continuarem a escolher, a procurar. Para além disso, temos também um nicho importante de mercado ‘corporate’ (de negócios), que usa regularmente o nosso hotel”, declarou a diretora, Cristina Marto.

Sobre a ausência de peregrinos nesta Páscoa, Cristina Marto apontou que se tem de “procurar superar estes meses/ano de menor procura e ter esperança que o futuro permita, o mais breve possível, regressar à normalidade”, notando que o destino Fátima recebe visitantes de todo o mundo e “não é um nicho de turismo regional ou nacional”. O diretor do Steyler Fátima Hotel, a maior unidade hoteleira de Fátima, com 204 quartos, temporariamente fechada, destacou, por seu lado, a incerteza do momento atual.

“O problema agora é esta incerteza, não podemos fazer programação nem projeções”, afirmou o padre José Augusto Leitão, adiantando que “tudo isto é muito volátil” e “assim como há reservas, também há cancelamentos”.

O diretor do Steyler Fátima Hotel, propriedade da congregação religiosa Verbo Divino, acrescentou que se este período de confinamento continuar a ser positivo talvez a partir do dia 5 de abril a unidade possa reabrir, já passada a Páscoa, que era um “momento de viragem”. O vice-presidente da Associação de Hotelaria de Portugal Alexandre Marto admitiu que uma Páscoa sem turistas nem peregrinos é “o aprofundamento de resultados negativos para as empresas que laboram em turismo religioso”.

“Embora a sazonalidade do destino estivesse a esbater-se nos últimos anos, a Páscoa era, tradicionalmente, a porta de entrada para a época alta e esta porta não vai abrir este ano como não abriu o ano passado”, disse Alexandre Marto, diretor do grupo Fátima Hotels, que faz a representação comercial de 10 hotéis independentes em Fátima.

Segundo este responsável, o momento é de “um misto de ansiedade pela sobrevivência das empresas e de esperança pela resolução do tráfego internacional do turismo religioso”. A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima, no distrito de Santarém, considerou “verdadeiramente desolador” a ausência de turistas por ocasião da Páscoa.

“A proibição de circulação entre concelhos, que vigorará de 26 de março a 05 de abril, embora seja uma decisão compreendida e aceite, porque necessária, veio acrescentar alguma frustração aos empresários”, observou, assinalando que “a hotelaria e o comércio veem, assim, novamente adiada a possibilidade de reabrirem com algum movimento”, disse Purificação Reis.

Em Fátima, o alojamento, o comércio e a restauração “estão direcionados para receber o turista”, sublinhou, classificando a situação como dramática, pois não se trata de “dois ou três meses de época baixa nem de uma peregrinação que não pode ocorrer”, mas “de um período demasiado longo” sem “clientes e sem grandes perspetivas futuras”.

Por seu turno, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, reconheceu que “uma Páscoa sem turistas significa prejuízos avultadíssimos”, para a hotelaria, restauração e comércio, e não tem dúvidas de que “muitas empresas estão a lutar pela sobrevivência”.

“Aquilo que nos faz acreditar é, logo a seguir à Páscoa, ainda que com o desconfinamento parcial, podermos preparar tudo para que, pelo menos a partir de maio, haja já alguma retoma”, disse, realçando que entre “as boas notícias que têm chegado” está o facto de que “o mercado espanhol coloca Portugal nos três países preferenciais para viajar em 2021”.