A Índia contabilizou 257 mortes provocadas por Covid-19 e 59.118 casos nas últimas 24 horas, um novo máximo nos últimos cinco meses, informaram as autoridades.

Este é o segundo dia consecutivo em que o país contabiliza mais de 50 mil infeções diárias, confirmando a curva ascendente da pandemia e atingindo o pior registo desde outubro de 2020.

A Índia tinha conseguido travar a progressão da pandemia, depois de atingir o pico de infeções em meados de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia, mas as infeções voltaram a aumentar no último mês.

O aumento verificou-se, sobretudo, no estado de Maharashtra, responsável por mais de metade dos casos nas últimas semanas. Só nas últimas 24 horas, aquele estado, cuja capital é Mumbai, diagnosticou 35.952 casos (60,8% do total). Outros estados onde se regista um aumento de infeções são Punjab, Karnataka, Kerala, Chhattisgarh e Gujarat. Com Maharashtra, representam 80% dos casos nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, as autoridades indianas informaram que foi detetada uma nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 no país, mas recusaram que esta seja responsável pelo aumento de casos.

Índia identifica nova variante com duas mutações de interesse

As mutações foram detetadas em 15% a 20% das amostras no estado de Maharashtra, o mais afetado pela nova vaga da doença, informou o Consórcio sobre Genoma (INSACOG, no original), formado pelo Ministério da Saúde indiano e dez laboratórios nacionais.

O organismo precisou que as mutações “não coincidem com nenhuma das variantes preocupantes catalogadas anteriormente”, como as detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, mas considerou que a nova estirpe “não foi detetada em número suficiente para estabelecer, relacionar ou explicar o rápido aumento em alguns estados”.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 11,8 milhões de casos de Covid-19 (11.846.652), sendo o terceiro país do mundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos e do Brasil. A Índia é o quarto país do mundo com mais óbitos (160.949), a seguir aos Estados Unidos, Brasil e México, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia começou a campanha de vacinação em 16 de janeiro, tendo até agora vacinado mais de 55 milhões de pessoas (55.504.440), de acordo com os números atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indiano.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.745.337 mortos no mundo, resultantes de mais de 124,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.