Joana Ramos voltou esta sexta-feira às conquistas internacionais após ganhar a medalha de bronze do Grand Slam de Tbilissi, na Geórgia, na categoria de -52kg. A portuguesa bateu no último combate das repescagens a brasileira Larrissa Pimenta, atual décima classificada do ranking e melhor sul-americana na categoria.

Joana Ramos conquista medalha de bronze nos Europeus de Judo

Joana Ramos, 24.ª classificada da hierarquia mundial, começou por vencer por ippon Taciana César, da Guiné-Bissau (29.ª), e derrotou de seguido no golden point Yasmin Javadian, da Grã-Bretanha, perdendo no combate de acesso às meias-finais com a italiana Odette Giuffrida, quarta melhor do mundo, por wazari.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de vencer Larissa Pimenta no golden point pela medalha de bronze, Joana Ramos já tinha ultrapassado a holandesa Naomi van Krevel (52.ª do ranking mundial) por ippon. A judoca de 39 anos, que ganhou a prata (Istambul, 2011) e o bronze (Varsóvia, 2017) em Campeonatos da Europa, conseguiu a primeira medalha internacional desde o bronze alcançado no Grand Prix de Cancun, em outubro de 2018. Na mesma categoria, Joana Diogo (91.ª) perdeu com a britânica Chelsie Giles, que iria depois ser derrotada na final por Odette Giufrida.

Em relação aos restantes portugueses que entraram em competição no primeiro dia do Grand Slam de Tbilissi, Rodrigo Costa Lopes, 40.º do ranking mundial na categoria de -60kg, perdeu com o azeri Karamat Huseynov (38.º) logo no combate inicial, ao passo que João Crisóstomo, 63.º da categoria de -66kg, foi derrotado pelo búlgaro Bozhidar Temelkov (50.º). No quadro feminino, Catarina Costa, oitava do mundo na categoria de -48kg, começou por vencer a azeri Leyla Aliyeva (31.ª) mas perdeu de seguida com a italiana Francesca Milani (42.ª), ao passo que Wilsa Gomes, 55.ª do ranking mundial de -57kg, superou a húngara Andrea Karman mas foi também eliminida antes do combate de acesso às meias-finais pela russa Daria Mezhetskaia (20.ª).

Portugal tem ainda no Grand Slam de Tbilissi mais cinco judocas: João Fernando (-73kg), Anri Egutidze (-81kg), Jorge Fonseca (-100kg), Joana Crisóstomo (-70kg) e Rochele Nunes (+78kg).