Joana Ramos voltou esta sexta-feira às conquistas internacionais após ganhar a medalha de bronze do Grand Slam de Tbilissi, na Geórgia, na categoria de -52kg. A portuguesa bateu no último combate das repescagens a brasileira Larrissa Pimenta, atual décima classificada do ranking e melhor sul-americana na categoria.

Joana Ramos conquista medalha de bronze nos Europeus de Judo

Joana Ramos, 24.ª classificada da hierarquia mundial, começou por vencer por ippon Taciana César, da Guiné-Bissau (29.ª), e derrotou de seguido no golden point Yasmin Javadian, da Grã-Bretanha, perdendo no combate de acesso às meias-finais com a italiana Odette Giuffrida, quarta melhor do mundo, por wazari.

Antes de vencer Larissa Pimenta no golden point pela medalha de bronze, Joana Ramos já tinha ultrapassado a holandesa Naomi van Krevel (52.ª do ranking mundial) por ippon. A judoca de 39 anos, que ganhou a prata (Istambul, 2011) e o bronze (Varsóvia, 2017) em Campeonatos da Europa, conseguiu a primeira medalha internacional desde o bronze alcançado no Grand Prix de Cancun, em outubro de 2018. Na mesma categoria, Joana Diogo (91.ª) perdeu com a britânica Chelsie Giles, que iria depois ser derrotada na final por Odette Giufrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação aos restantes portugueses que entraram em competição no primeiro dia do Grand Slam de Tbilissi, Rodrigo Costa Lopes, 40.º do ranking mundial na categoria de -60kg, perdeu com o azeri Karamat Huseynov (38.º) logo no combate inicial, ao passo que João Crisóstomo, 63.º da categoria de -66kg, foi derrotado pelo búlgaro Bozhidar Temelkov (50.º). No quadro feminino, Catarina Costa, oitava do mundo na categoria de -48kg, começou por vencer a azeri Leyla Aliyeva (31.ª) mas perdeu de seguida com a italiana Francesca Milani (42.ª), ao passo que Wilsa Gomes, 55.ª do ranking mundial de -57kg, superou a húngara Andrea Karman mas foi também eliminida antes do combate de acesso às meias-finais pela russa Daria Mezhetskaia (20.ª).

Portugal tem ainda no Grand Slam de Tbilissi mais cinco judocas: João Fernando (-73kg), Anri Egutidze (-81kg), Jorge Fonseca (-100kg), Joana Crisóstomo (-70kg) e Rochele Nunes (+78kg).