O número de vítimas mortais da violência da polícia e dos soldados de Myanmar (antiga Birmânia) desde o golpe de Estado de 1 de fevereiro aumentou para 320, sendo a maior parte civis mortos durante manifestações de protesto contra os militares.

De acordo com a Associação para o Auxílio aos Presos Políticos (AAPP), o balanço de vítimas ultrapassou os 300 mortos na quinta-feira depois da morte de civis em várias cidades do país, atingidos pelos disparos das forças de segurança durante manifestações.

Pelo menos oito manifestantes abatidos pela polícia de Myanmar em Mandalay

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A AAPP, organização não-governamental birmanesa, indica num relatório divulgado sexta-feira que 90% de 195 vítimas foram abatidas com disparos de armas de fogo na cabeça, sobretudo nas cidades de Rangum e Mandalay, e em povoações dos estados de Shan e Kachin.

A primeira vítima da violência da polícia e do Exército registou-se no dia 8 de fevereiro, tendo a maioria das mortes ocorrido no mês de março, principalmente no passado dia 14, quando pelo menos 78 pessoas foram abatidas pelas forças de segurança.

Myanmar. ONU condena uso da força contra manifestantes e denuncia existência de feridos graves

A vítima mortal mais jovem até ao momento foi uma criança de 07 anos: uma menina que morreu depois de ter sido atingida por um disparo no estômago durante uma rusga policial à casa onde residia com a família, em Mandalay. Um homem de 78 anos é a vítima mais idosa da repressão dos militares e dos polícias.

As condições na Birmânia estão a deteriorar-se e provavelmente vão piorar se não se verificarem respostas concretas e imediatas de apoio a todos aqueles que são atacados”, disse o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos na Birmânia, Tom Andrews.

Em comunicado, Andrews lamentou que “não se está a fazer o suficiente para travar a crise”, e instou a União Europeia, os Estados Unidos e a República Popular da China a convocarem uma cimeira de emergência com todas as partes, incluindo os deputados eleitos “depostos ilegalmente” e aqueles que formaram um governo civil clandestino.

Apesar da repressão, os birmaneses continuam a sair às ruas todos os dias em protesto contra a Junta Militar e exigindo a libertação dos líderes políticos que se encontram presos, incluindo a líder da Liga Nacional para a Democracia, Aung San Suu Kyi.

Durante o período noturno, as autoridades restringem todos os acessos à internet e verificam-se rusgas e detenções pelos soldados.

Como resposta internacional à brutalidade da Junta Militar, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram na quinta-feira novas sanções contra os interesses dos militares birmaneses que tomaram o poder durante o golpe de Estado.

No dia 01 de fevereiro, os generais birmaneses tomaram o poder alegando fraude eleitoral nas legislativas do passado mês de novembro e contestando a vitória de Aung San Suu Kyi.

Aung San Suu Kyi detida por militares que declaram estado de emergência e assumem o poder durante um ano

Desde o golpe de Estado repetem-se as manifestações de protesto marcadas pela violência policial e do exército. De acordo com a AAPP, mais de 2.800 pessoas, incluindo políticos, estudantes e monges, foram detidas na sequência do golpe de estado.