Toda a ilha da Madeira está às escuras desde as 20h40 deste sábado. O apagão — que não afetou a ilha de Porto Santo — deveu-se a uma descarga elétrica provocada por um relâmpago, conta o Diário de Notícias da Madeira. A dita descarga terá deitado abaixo o sistema da Central Elétrica da Vitória.

O Jornal da Madeira refere ainda que foram registados 24 513 Descargas Elétricas Atmosféricas (DEA) no arquipélago da Madeira até às 18.00 deste sábado, tendo como alcance um raio de 150 quilómetros desde a cidade do Funchal. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso vermelho, devido a chuva e trovoada, a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, até às 12h00 de domingo, mantendo o norte em laranja.

A previsão do IPMA aponta para aguaceiros fortes e queda granizo, acompanhados de trovoada, situação que se mantém desde a madrugada de hoje e já motivou o realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas, no concelho do Funchal.

De acordo com a Câmara Municipal do Funchal, foram registadas 13 ocorrências até às 18h00, que acionaram as duas corporações de bombeiros do município – os Sapadores e os Voluntários Madeirenses -, nomeadamente ao nível da limpeza e sinalização de vias devido à queda de pedras e inundações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Duas famílias, no total de sete pessoas, foram realojadas devido à falta de condições de habitabilidade de duas casas inundadas”, refere a autarquia em comunicado.

A rotura de uma conduta motivou também o encerramento de uma estrada no Funchal e o corte no fornecimento de água potável numa área da freguesia de São Gonçalo, uma das dez que compõem o concelho. Por outro lado, o mau tempo provocou cortes de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Duas estradas nas zonas montanhosas foram encerradas por precaução, pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, devido à queda de neve. No Funchal, ocorreu queda de granizo em áreas residenciais perto do centro. As más condições atmosféricas afetaram também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo dois voos oriundos do Porto divergido para o Porto Santo.

Inicialmente, o IPMA colocou o arquipélago sob avisos laranja (Madeira) e amarelo (Porto Santo) para chuva e trovoada, mas atualizou-os para vermelho na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 19h23 de hoje e as 12h00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil alertou, por seu lado, a população para “evitar ao máximo” a circulação na via pública, recomendado que esteja atenta à formação de lençóis de água e à ocorrência de inundações.