A energia elétrica já foi reposta na Madeira, depois de um segundo incidente em poucas horas, consequência das fortes descargas de trovoada que se abateram sobre a região. Segundo o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque “forma mais de 20 mil” os raios que atingiram a ilha desde que a tempestade chegou, mas não há registo de qualquer ferido.

Seis famílias, 20 pessoas, tiveram que ser realojadas, em consequência dos danos causados pela chuva nas habitações, segundo Miguel Albuquerque que frisou ainda que as previsões meteorológicas atuais “não têm tanta fiabilidade como habitualmente”. “É bom que as pessoas estejam informadas sobre isso também. Está previsto a situação melhorar, mas em termos de previsão meteorológica não temos tanta fiabilidade, eram os computadores dos aviões que nos davam essa informação mais fiável, mas como temos menos voos não a fiabilidade não é tão grande”, notou o governante.

6:43 ⚡

Posted by Diogo Gomes on Saturday, March 27, 2021

O momento em que a ilha da Madeira voltou a ficar sem energia, esta manhã

No Funchal, um dos concelhos mais afetados pelo temporal, os Bombeiros Sapadores indicaram que estão envolvidos em diversas ações de socorro e limpeza, relacionadas com inundações e queda de muros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O arquipélago da Madeira continua este domingo sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até às 12:00, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Com exceção do aviso meteorológico amarelo para Porto Santo, devido a risco de trovoada até as 12:00 e de aguaceiros até às 15:00, por vezes fortes, o resto do arquipélago está este domingo sob aviso laranja do IPMA até as 12:00, devido a chuva e trovoada, um nível de alerta acima do amarelo, e às 15:00 todo o arquipélago regressa a aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoada.

Apagão na Madeira causado pelo mau tempo. Ilha está sob aviso vermelho devido a chuva e trovoada