Mais de 60 mil docentes e não docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público e privado foram vacinados contra a Covid-19 no fim de semana de 27 e 28 de março. De acordo com a nota de imprensa da Task Force da responsável pela vacinação, mais de 71 mil pessoas foram notificadas por SMS ou contacto telefónico, tendo em conta que houve 78.700 mil utentes excluídos do universo inicial, nomeadamente “as pessoas já vacinadas noutros contextos, as grávidas e as que já tinham contraído Covid”.

“Foram administradas um total de 60.334 vacinas, das quais 46.182 foram inoculadas no sábado e 14.152 no domingo. Cerca de dois mil utentes serão, ainda, vacinados nos cuidados primários de saúde, por pertencerem a concelhos com uma baixa taxa de docentes e não docentes elegíveis, onde não se justificava, por isso, recorrer a estruturas de vacinação rápida”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Nas próximas 72 horas devem ainda ser inseridos cerca de 2% dos registos eletrónicos o que, previsivelmente, vai aumentar o número de vacinados “em mais cerca de 1400 utentes”. Haverá ainda a hipótese de vacinar “casos pontuais de pessoas que não tenham tido oportunidade de ser vacinadas e que tenham sido posteriormente identificadas, face à dimensão da operação planeada”. Nestes casos serão feitos agendamentos para o fim de semana de 10 e 11 de abril.

“O processo iniciado este fim de semana ficará terminado em abril, com a vacinação dos docentes e não docentes das creches, do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário”, conclui o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR